Google Podcasts chega ao fim! Saiba tudo sobre essa decisão

Na última terça-feira, dia 2 de abril, o Google Podcasts chega ao fim, entenda o que houve


No dia 1º, foi o último momento para os usuários nos EUA utilizarem do conteúdo na plataforma, pois o Google anunciou o fim da plataforma para o dia seguinte, dia 2.

Para os assinantes da plataforma, o Google solicitou que fosse feita a migração para o YouTube Music e a expectativa é que a vida útil do aplicativo seja encerrada em todo o mundo até julho deste ano.

A seguir, vamos entender melhor essa decisão do Google. Segue o fio!

Google Podcasts chega ao fim! Saiba tudo sobre essa decisão

Leia tambem – Veja como funciona o gbwhatsapp e como fazer download

Desde seu lançamento em 2018, o app já alcançou mais de 500 milhões de instalações em celulares Android ao redor do mundo.

No entanto, esta marca contrasta com a triste realidade de que esta é a terceira vez que a empresa de tecnologia encerra um software voltado para programas de áudio: em 2012, o Google encerrou o Google Listen, e em 2020 encerrou os serviços do Play Music.

Com o fim do Google Podcasts, resta aos seguidores da empresa apenas o YouTube Music, que está ativo desde 2015.

Não é mais possível realizar o upload de programas, mas os usuários ainda têm a oportunidade de transferir suas publicações e listas de assinaturas para o YouTube Music até o final de junho.

Google Podcasts chega ao fim

Após esse período, o Google Podcasts será completamente encerrado. É importante ressaltar que a marca oferece uma ferramenta automática para essas transferências de arquivos, porém, atualmente, essa função não está disponível no Brasil.

Para aqueles que optarem por não migrar para outro software da empresa dos Estados Unidos, existe a alternativa de fazer o download de um arquivo no formato OPML (Outline Processor Markup Language) e carregá-lo em uma plataforma compatível, como o Pocket Casts.

O YouTube Music utiliza inteligência artificial para gerar capas

Com o encerramento do Google Podcasts, o único app de áudio do Google passa a ser, de fato, o YouTube Music.

A plataforma já conta com mais de 100 milhões de assinantes, considerando também os usuários do YouTube Premium, a opção paga do serviço.

Novidades interessantes, como o uso de inteligência artificial para gerar capas e um feed infinito semelhante ao do TikTok, contribuíram para a popularização deste app, que está prestes a completar 10 anos em 2025.

Google Podcasts chega ao fim! Saiba tudo sobre essa decisão

Se você ainda não experimentou, vale a pena conferir o que o YouTube Music pode oferecer.

Outras alternativas para substituir o Google Podcasts

  • Spotify: oferece um dos maiores catálogos de podcasts e está disponível gratuitamente, com otimos podcasts de varios nichos, desde jornalistras como Natuza Nery da globo news ate coisas do marketing de afiliados por exemplo, basta escolher o preferido;
  • Apple Podcasts: ideal para usuários de iPhone ou outros dispositivos da Apple, recebeu recentemente o recurso de transcrição de áudio;
  • Audible: apresenta programas exclusivos e disponibiliza audiolivros originais;
  • Pocket Casts: destaca-se pela facilidade de uso e pela compatibilidade com Android Auto, Apple CarPlay e Chromecast;
  • We Cast: possui funcionalidades semelhantes ao Castbox e também é gratuito;
  • Podcast Addict: facilita a busca por programas e episódios, além de gerenciar assinaturas e downloads;
  • Amazon Music: oferece conteúdos exclusivos e permite downloads para audição offline.

Conclusão

Bom pessoal, espero que tenha ficado tao triste como nos ao saber que o google podcastas chega ao fim, mas é vida que segue. novos dias virao e fica no peito a saudade.

Curtiu o conteúdo? Se você quiser saber mais sobre esses assuntos e muito mais, salve o nosso blog para estar sempre atento às novidades!

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários abaixo!Até a próxima!

Receba nossas novidades antes de todo mundo:

Google Podcasts chega ao fim
Gostou do artigo? Mande para os amigos:
Avatar de Debora Freitas

Debora Freitas

Olá, me chamo Débora e o conteúdo que voce acabou de ler foi feito por mim! Trabalho como redatora há mais de 10 anos e, atualmente, atuo como freelancer. Para me contatar, envie um e-mail para [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *