Instagram Hackeado: casos tem aumentado, veja como se proteger!

Teve o Instagram hackeado? Veja como se proteger! Usuários apontam falha de segurança da operadora claro, entenda como se proteger e mais!


Grande parte do Texto foi inspirado no post do usuario do twitter @josenalencar – Clique aqui para seguir e entender

Que o instagram se tornou uma rede social importante para muita gente, não há dúvidas. Muitas pessoas utilizam como vitrine de suas lojas online e offline, fazem negócios, vendas e utilizam de forma profissional seus perfis. Não há como negar que nossa sociedade se tornou bastante dependente dessa rede social. Porém, um fato que tem ocorrido com frequência é o roubo de contas, em um golpe que infelizmente se aproveita da configuração mal feita dos perfis pelos usuários e também de algumas brechas de segurança das operadoras, principalmente da claro, de acordo com os usuários. Vamos explicar melhor a seguir.

Instagram Hackeado – como ocorre o golpe?

Nesse golpe mais recente, o golpista consegue pegar sua conta para ele, e passa a divulgar sorteios falsos, vendas falsas onde ele recebe o pagamento via pix, usando conta de laranjas e quando a pessoa percebe que tomou golpe, o dinheiro ja foi embora há tempos. E as contas usadas para isso, são de pessoas que também foram lesadas e perderam seus perfis no instagram. Entenda o passo a passo do golpe que faz seu Instagram hackeado:

Instagram Hackeado

1 – O golpista consegue seus dados(Já procurou seu cpf pela internet? grandes chances de estar por aí em resultados de concursos, chamadas de emprego e etc) fecha sua conta na @ClaroBrasil ou outra operadora e abre outra com o mesmo número imediatamente depois. Ou faz portabilidade. Ele passa a ser dono do seu número de celular.

2- Uma vez de posse do seu Instagram, os bandidos vão criar anúncios falsos no seu stories. O pagamento é por Pix em conta de um laranja. Seus amigos e seguidores que caírem no golpe ná terão muito o que fazer além de registrar o B.O, já que foi um pix legitimo feito, não foi feito por engano. Abaixo um exemplo que ocorreu com o cantor baiano Edson Gomes que teve a conta roubada e utilizada nesse golpe:

golpe venda edson gomes

Você provavelmente ja viu por aí esse golpe sendo executado. Normalmente os preços são bem abaixo, mesmo abaixo do que o mercado de usados costuma cobrar. Mas existe como se proteger, veja a seguir o que pode ser feito.

Como evitar ter o Instagram hackeado?

Olha, não existe método de segurança 100% perfeito, mas no que você puder dificultar já ajuda:

1- No aplicativo do Instagram, entre em Configurações – Segurança – Autenticação de dois fatores. Desmarque TODAS as opções, exceto “aplicativo de autenticação”. Quanto mais opções ativadas, mais vulnerabilidade.

instagram 2fa golpe

2-Tenha um app de autenticação de 2 fatores. Recomendo: 1. Microsoft Authenticator 2. LastPass (pago) 3. Google Authenticator 4. Authy

A melhor opção, indicada pelo jose Alencar no twitter para ele; é Microsoft porque guarda as chaves em nuvem. Se roubarem o smartphone, você ainda consegue acessá-las.

app 2fa microsoft

Ele alega que o lastpass é pago, o Google é bom mas se roubarem o celular voce fica sem as chaves e no caso do sms, ele afirma que no Brasil é uma ferramenta super vulnerável e condenada já.

3 – Na página de segurança do Instagram, marque dois fatores por aplicativo (apenas) e configure o seu aplicativo autenticador instalado anteriormente.

Instagram Hackeado

Se você acha que acabou, não mesmo! De acordo com os usuarios, na claro por exemplo, se eles conseguirem mudar seu chip e clicarem em esqueci minha senha, ainda podem ter acesso a sua conta. Vamos a mais um passo:

Entre em configurações de novo, e vá em Conta – Informações Pessoais. APAGUE SEU NÚMERO DALI. E se não está conseguindo apagar o número da Conta (passo mais importante de todos) pelo celular: Tente pelo computador. Lá, vá em Configurações – Editar perfil – desça ate o final da página.

numero apagarInstagram Hackeado

Dessa forma, e apenas após esse passo, quando o golpista clicar em “Esqueci minha senha”, o número (que agora é dele), não receberá um link pra redefinir a senha. Seu e-mail é que passa a ser a última proteção.

Entre em seu e-mail e modifique sua senha para uma senha segura. Além disso, tambem ative autenticação de 2 fatores para ele, obviamente nada de usar SMS , utilize um terceiro email ou algo do tipo.

Mais algumas dicas legais:

-Mantenha seu instagram atualizado

-Mantenha o sistema do celular atualizado

-Não clique em links desconhecidos que te enviarem inbox, seja no insta seja no whatsapp

-Não coloque sua senha em aplicativos de “instagram alternativo” ou coisas do tipo

Já cai no golpe! E agora?

Bom, se nossos conselhos chegaram tarde e você teve seu Instagram hackeado o primeiro passo é registrar o B.O, e entrar em contato com a operadora. Se puder ir pessoalmente na loja presencial da operadora, melhor ainda.

Se você caiu no golpe, e já comprou um novo chip (Inclusive eles recomendam no twitter que não seja da claro), ative o PIN do chip e guarde o PIN e PUK num local seguro (recomendo o BitWarden). Ajustes – Celular – PIN do SIM. Assim, você adiciona mais uma camada de segurança ao seu numero de telefone.

pin

 

Usuários da Claro apontam falhas de segurança da operadora

usuários reclamam que na Claro esse golpe tem sido muito mais executado. Tipo quando vc perde o celular e recupera o número em outro chip. Essa outro pessoa “recupera” seu número em um chip que está com ela. Daí p frente ‘só sucesso’. A pessoa liga na claro se passando por você. ou alguém lá dentro facilita o processo. Com telefone em mãos, segurança precária da claro e dados que ficam expostos na internet os golpistas tem feito a festa. Até o momento a Claro Brasil não se procunciou, apenas respondeu com mensagens automáticas no twitter. O golpe também tem ocorrido na operadora tim. Na Vivo a troca de chip só é possível em loja física e tem o sistema de biometria facial trazendo mais segurança para o cliente.

Video com dicas sobre evitar Instagram hackeado

Nesse video do canal showmetech mais algumas dicas de segurança:

Considerações finais

Bom pessoal, espero ter ajudado a evitar que você tenha o seu Instagram hackeado ok?

Por fim já falamos em outro artigo sobre como comprar celular ate 2000 reais, leia nossas dicas e fique por dentro!

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!

Referências – correio 24 horas

Receba nossas novidades antes de todo mundo:

Instagram Hackeado
Gostou do artigo? Mande para os amigos:
Avatar de Junior Silveira

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos selecionados para você: