O celular foi roubado? Aprenda como bloquear o IMEI do seu smartphone

Não importa se você sofreu um assalto, um furto ou se simplesmente perdeu o seu celular, de qualquer forma é importante se proteger para impedir que os dados salvos sejam usados para outros fins ilícitos.


Bloqueie o IMEI se celular foi roubado ou furtado na operadora

Antes de você procurar em uma loja física ou na internet onde comprar iPhone barato e seguro, leia esse artigo para entender sobre o IMEI.

celular foi roubado

Uma forma de fazer isso é bloqueando o número do IMEI do seu aparelho, que é único e uma vez bloqueado impede que o celular consiga se conectar a qualquer tipo de rede. Não é um procedimento totalmente garantido, mas ajuda bastante, então no artigo de hoje, eu vou ensinar você como descobrir o IMEI do seu celular, como fazer o bloqueio caso seu aparelho seja perdido ou roubado e como desbloquear o IMEI do seu celular caso ele seja recuperado.

Aprenda agora como descobrir o IMEI do celular

A esperança é a última que morre e eu mesmo já vi isso acontecer. Agora vamos à explicação! Vamos começar ajudando você a descobrir o IMEI do seu celular. O jeito mais fácil de todos é se você ainda tiver a caixa do seu smartphone.

Nesse caso, é só olhar a etiqueta onde fica o código de barras, e você encontra o código de quinze dígitos do IMEI. Se você não tiver mais a caixa do seu celular, mas ainda tiver acesso ao aparelho, é uma boa ideia usar o aparelho para descobrir o próprio IMEI e aí anotar em algum outro local seguro.

Outra forma é usar o discador do seu celular e digitando o código *#06# e apertar para discar. O celular vai exibir o IMEI.

Caso o seu smartphone seja Android acesse o site google.com/android/find, faça o seu login e clique no aparelho na lista que aparece no canto superior esquerdo.

Depois, clique no botão com a letra i minúscula ao lado do nome do modelo de celular, e o número do IMEI vai aparecer. Se você tem o seu celular iPhone, acesse o site appleid.apple.com, faça o seu login, desça até a área “Dispositivos” e clique no seu celular.

O número do IMEI dele vai. Com o número do IMEI em mãos, a primeira coisa recomendada a se fazer é sempre fazer um boletim de ocorrência. Se o que aconteceu foi um roubo, ou seja, tinha alguém ameaçando de alguma forma para você entregar o seu celular, o recomendado é mesmo ir até a delegacia mais próxima para fazer um boletim de ocorrência.

Notificação de roubo

Se aconteceu um furto, ou seja, alguém só pegou o aparelho e correu ou então levou ele sem você nem perceber, dependendo do estado onde você vive é só ir até o site da Polícia Civil e fazer o seu boletim de ocorrência.

Em ambos os casos ter o IMEI já em mãos vai ajudar. Feito isso, com o número do B.O. em mãos, o próximo passo é ligar para a sua operadora e pedir para eles realizarem o bloqueio do IMEI do seu celular.

Caso você tenha a sorte de alguém encontrar o seu celular e devolva para você, ou então que a polícia consiga capturar o ladrão e entre em contato para devolver. Pode parecer lenda urbana, mas já vimos isso acontecer, então é sim possível.

IMEI bloqueado

Nesse caso, quando você recuperar o aparelho que está com o IMEI bloqueado, não vai conseguir usar para muita coisa enquanto não desbloquear o IMEI, então agora vamos ensinar como fazer isso.

A primeira opção é ligar pro número da sua operadora e tentar fazer o desbloqueio.

Você vai precisar ter o número correto da linha, o nome e o CPF do titular e a nota fiscal do aparelho. Se não encontrar a nota física e comprou o celular pela internet, faça uma busca no seu email para ver se acha a nota fiscal eletrônica.

Também é possível entrar em contato com a loja onde você comprou o aparelho e pedir uma segunda via da sua nota fiscal, o que pode funcionar para lojas físicas ou pela internet. Feito isso, siga as instruções pelo telefone para tentar fazer o desbloqueio.

Em alguns casos, a operadora vai pedir que você vá pessoalmente até uma loja física para fazer o desbloqueio, e nesse caso a recomendação é ir até uma loja oficial de fato da sua operadora.

Evite revendedores, mesmo os autorizados. Se possível, leve não só o celular, mas também a caixa dele quando for para a loja.

Não é um requisito, mas ajuda. Se mesmo fazendo tudo isso você tiver problemas para desbloquear o IMEI do seu celular recuperado, pode pedir ajuda para a Anatel. Eles não fazem o processo de bloqueio nem de desbloqueio, então você realmente tem que tentar antes pela operadora, mas podem ajudar a resolver.

Para isso, você pode ligar para o número 1331, ou se tiver deficiência auditiva ligue para o 1332. Também dá para ser atendido no site anatel.gov.br, e clicando em “Reclamar” e clicar em “Registre” uma reclamação na Anatel.

Bom pessoal, espero que tenham curtido as informações ok? Ja falamos em outro artigo sobre aplicativos de calculadora de juros compostos que sao top

Receba nossas novidades antes de todo mundo:

celular foi roubado
Gostou do artigo? Mande para os amigos:
Avatar de Junior Silveira

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos selecionados para você: