Os dispositivos Android precisam de software antivírus?

Veja por que é importante manter seu celular a salvo e por que os dispositivos android precisam de software antivírus.


No mundo atual, o celular tomou o lugar do computador em várias áreas. Com eles acessamos a internet, pagamos contas, acessamos bancos e até assistimos filmes. E quanto problema não pode ocorrer quando nosso celular é atingido por um vírus, que não só danifica nossos aplicativos, mas pode até roubar nossos dados e até nosso dinheiro nas contas digitais.É possível ver várias materias na imprensa alertando sobre esses golpes. É por isso que manter o aparelho protegido de ameaças é super importante. No artigo de hoje vamos falar sobre como manter seu aparelho a salvo e se os dispositivos android precisam de software antivírus. Mas primeiro, vamos entender o que é um antivírus.

O que é um antivirus?

Indo direto ao assunto, os antivirus são aplicativos e programas que detectam programas maliciosos e podem removê-los ou colocá-los em quarentena. Via de regra, eles agem preventivamente, reconhecem as ameaças antes que sejam instaladas e executam ações, mas também são capazes de corrigir problemas após uma infecção.

Os dispositivos Android precisam de software antivírus?

Android precisam de software antivírus

Sim. Os antivírus para Android funcionam como uma barreira contra as ameaças virtuais.Embora os celulares mais novos já tenham sistemas que tentam impedir falhas de proteção no smartphone, como o play protect na ultima versão do android, uma proteção extra é sempre importante. Ainda mais se você utiliza fsoftwares bancarios no aparelho ou contas digitais como picpay, paypal e outroas.

Um dos mais famosos por exemplo é o mccafee antivirus, que tem anos e anos de experiência contra ameaças, leia aqui para saber mais sobre este software antivírus que é bem interessante. Esses aplicativos, alémd e ficarems sempre em alerta para possíveis infecções por vírus, também fazem varreduras de segurança e podem te avisar de brechas e problemas antes que se tornem coisas mais graves. Manter o celular protegido pode evitar muitos problemas. por isso mesmo, seguem abaixo algumas dicas que podem ser bem úteis.

Dicas para manter seu celular seguro

Não faça jailbreak ou root no aparelho – Se você realmente sabe o que está fazendo e está ciente das implicações dessas práticas, tudo bem. No entanto, se você só está tentando fazer isso porque ouviu alguém falar sobre isso, ou se há espaço em sua cabeça para dúvidas sobre a ideia, evite.

Mantenha seu sistema e aplicativos atualizados – Sim, esse conselho é antigo e os usuários do mac e do Windows estão cansados ​​de ouvi-lo. Mesmo assim, é importante dizer: tenha sempre a última versão do sistema operacional instalada no seu aparelho. Já ensinamos como atualizar o android em outro artigo por exemplo.

Muitos consideram isso estúpido e acreditam que é apenas uma questão cosmética. Mas a verdade é que as atualizações do seu iOS ou Android contêm revisões que ajudarão seu dispositivo a ficar seguro. Você pode esperar alguns dias para garantir que seus principais aplicativos não sejam afetados, mas nunca deixe de instalar uma atualização para o seu sistema operacional.

Evite utilizar software bancario em redes desconhecidas

Se voce nao tem sinal do 4g, e precisa usar o wifi do restaurante por exemplo, evite ao máximo fazer transações bancarias nessa rede e trafegar dados importantes. Nunca se sabe que tipo de aplicativo pode estar monitorando essa rede e ainda que seus dados sejam criptografados(protegidos), uma boa dose de cuidado nunca é demais.

Cuidado com seu whatsapp

Para se proteger, esteja atento a atividades estranhas na sua conta, verifique com frequência as sessões ativas do WhatsApp Web nas configurações do app, evite usar versões “turbinadas” do mensageiro, como GB WhatsApp, e ative a verificação em duas etapas no aplicativo.

Cuidado com as versões modificadas dos aplicativos

antivirus

Existem varios sites prometendo versões turbinadas de whatsapp, facebook e outros, mas na maioria dos casos,esses aplicativos apenas escondem virus, malwares e outros problemas. So baixe o aplicativo do site oficial, da loja oficial do seu aparelho como a app store da apple ou a play store do android. A invasão por malware é um problema serio amplamente divulgado na impresnsa recentemente.

Atenção as permissões antes de instalar algum app

Muitas vezes, ao baixar um programa, o usuário não presta muita atenção às permissões solicitadas pelo desenvolvedor e as aceita sem análise. No entanto, é importante verificar novamente essas informações para evitar cair em armadilhas. Quando um aplicativo solicita acesso a dados que não são úteis ou suspeitos para sua funcionalidade, como: Por exemplo, se um aplicativo de teclado solicitar sua localização, não permita ou desinstale o software.

Não baixe arquivos de fontes desconhecidas

alguns sites oferecem aplicativos pagos de forma gratuita, os famosos “apks crackeados” ou coisas do tipo. A pessoa acha que terá uma grande vantagem usando o app pago de graça, mas na verdade está infectando seu celular e até abrindo a porta para levar golpes e ter seus dados roubados. Muito cuidado com esses sites e aplicativos!

Cuidado com os golpes na internet e nos aplicativos de mensagem

Os golpes de celular são projetados para induzi-lo a infectar voluntariamente seu dispositivo ou revelar informações privadas.

Tipos comuns de golpes móveis incluem:

  • Golpes de vírus no celular
  • Phishing via SMS (Smishing)
  • Golpes por correio de voz (Vishing)
  • Golpes de um toque

No phishing ou smishing de SMS, um golpista usa SMS para induzi-lo a agir de forma imprudente.

Nessas mensagens, links de malware podem ser enviados por SMS. Abrir os links pode infectar seu dispositivo com malware ou spyware. Às vezes, o criminoso irá enganá-lo de uma maneira diferente. Isso pode incluir ligar para um número de telefone pré-pago, comprar uma assinatura ou divulgar informações pessoais à força.

Muita gente acaba liberando acesso ao seu sistema sem querer, por clicar em mensagens prometendo vantagens ou promoções que não existem , apenas escondem um link que pode tomar o controle do seu aparelho. Por isso, jamais clique em links de sms e de whatsapp de contatos que você não conhece. Esse é um dos golpes mais comuns que existem.

Conclusão

Bem pessoal, esperamos que tenha ficado claro sobre como é importante ter um bom antivirus em seu celular android ok?

Já falamos em outro artigo, sobre o que fazer se seu numero do whatsapp foi clonado.

Sugestões de novos artigos, deixe nos comentários!

Android precisam de software antivírus
Gostou do artigo? Mande para os amigos:
Avatar of Junior Silveira

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.