Modo ladrão: Brasil é o 1º da lista a receber novos recursos antirroubo do Android

O “Modo Ladrão” já é uma realidade no Brasil, afinal, sabemos quanto um recurso como esse pode ser necessário no país.

Três novas funcionalidades serão lançadas no país, incluindo um recurso inovador que bloqueia a tela do celular ao detectar furtos.


Certamente, esse é um recurso que chama muito a atenção do brasileiro, afinal, os riscos de perder o aparelho são grandes em muitas cidades e regiões.

A seguir, vamos te apresentar essa funcionalidade para aparelhos Android e as demais. Segue o fio para conferir!

Modo ladrão: Brasil é o 1º da lista a receber novos recursos antirroubo do Android

Leia tambem – veja como ver filmes e series gratis no 9uhd v17

O Brasil será um campo de testes para o Google experimentar três novas ferramentas de segurança no Android, o sistema operacional predominante nos celulares do país.

Modo ladrão: Brasil é o 1º da lista a receber novos recursos antirroubo do Android

As funcionalidades “antirroubo” foram reveladas nesta terça-feira, em São Paulo, durante o evento Google for Brasil, e estarão disponíveis a partir de julho.

Modo ladrão

Uma das principais inovações é um “modo ladrão” para o celular.

Quando ativado, ele bloqueia automaticamente a tela do aparelho ao identificar um roubo.

O sistema utiliza inteligência artificial (IA) para detectar mudanças bruscas de direção e velocidade no movimento do celular, como ocorre em furtos onde os ladrões utilizam bicicletas.

Bloqueio rápido remoto e bloqueio de celular offline

Os outros dois recursos incluem o bloqueio rápido remoto, que facilita a trava do dispositivo à distância, e o bloqueio offline, que bloqueia a tela do celular ao detectar comportamentos incomuns dos usuários.

Essas funcionalidades estarão disponíveis para os usuários brasileiros com Android 10 ou versões mais recentes a partir de julho.

A expansão para outros países ocorrerá gradualmente ao longo do ano.

A empresa também disponibilizou um link para que os usuários interessados possam se inscrever e receber informações sobre as novas ferramentas. Através deste link, você consegue ter todas as informações importantes.

‘Modo ladrão’ ativado por IA

No caso do bloqueio automático da tela após a detecção de roubo, o recurso será acionado em situações onde ocorrem variações repentinas na trajetória e na velocidade do celular, como quando o dispositivo é arrancado da mão do usuário.

Para identificar esses movimentos, a IA realizar o processamento e analisa dados dos sensores do celular.

Quando um movimento brusco é detectado, a tela é automaticamente bloqueada e uma notificação é enviada ao usuário explicando o motivo da trava.

Se for um “alarme falso“, o usuário poderá desbloquear a tela normalmente, usando senha ou reconhecimento biométrico.

Objetivo dessa funcionalidade no Android

A ideia do bloqueio automático da tela é proteger os usuários que, ao serem vítimas de furto ou roubo, arriscam ter suas contas pessoais, como as de bancos ou outros aplicativos, acessadas pelos ladrões. Outro perigo é o acesso a informações pessoais pelos criminosos.

Modo ladrão

No caso do “Bloqueio rápido remoto“, essa funcionalidade permite bloquear a tela do dispositivo usando o número do chip através da função “Encontre meu Dispositivo“.

Para isso, o usuário deve acessar o serviço, inserir o número de telefone e resolver um desafio de segurança simples, que bloqueará a tela do dispositivo de qualquer lugar.

A página de bloqueio pode ser acessada por computadores ou outros celulares. Não será necessário fornecer as senhas de acesso à conta do Google.

A ideia é que o recurso possa ser ativado rapidamente após o furto ou roubo do celular, como explica Fabrício Ferracioli, gerente técnico de parcerias e engenharia de Android.

Conclusão

Ter um recurso como esse pode evitar muitas dores de cabeça e, claro, perdas financeiras. Aproveite para saber mais sobre essa novidade e o que ela pode fazer por você em casos de furtos ou roubos.

E se curtiu o conteúdo, compartilhe e deixe seu comentário abaixo!

Gostou do artigo? Mande para os amigos:
Avatar de Debora Freitas

Debora Freitas

Olá, me chamo Débora e o conteúdo que voce acabou de ler foi feito por mim! Trabalho como redatora há mais de 10 anos e, atualmente, atuo como freelancer. Para me contatar, envie um e-mail para [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *