PIS/Pasep 2024: saiba como consultar seu direito ao abono pelo celular

Em 2024, é possível verificar o direito ao abono salarial do PIS/Pasep referente ao ano-base de 2022 por meio dos apps Carteira de Trabalho Digital e Caixa Trabalhador, disponíveis para dispositivos Android e iPhone (iOS).


Esses recursos são direcionados aos trabalhadores de baixa renda, tanto do setor público quanto do privado, que tenham registro formal no ano-base em questão.

Para se qualificar para o recebimento em 2024, é necessário ter trabalhado pelo menos 30 dias em 2022 e ter recebido até dois salários mínimos por mês.

PIS/Pasep 2024: saiba como consultar seu direito ao abono pelo celular

O valor do abono será de até um salário mínimo, dependendo da quantidade de meses trabalhados. Os depósitos começam em 15 de fevereiro e seguem o mês de nascimento do trabalhador.

A seguir, aprenda como verificar se você tem direito ao PIS/Pasep em 2024. Segue o fio!

PIS/Pasep 2024: saiba como consultar seu direito ao abono pelo celular

Leia tambem – veja como assistir bbb ao vivo gratis 2024

O PIS (Programa de Integração Social) e o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) são programas sociais brasileiros criados com o objetivo de promover a integração do empregado do setor privado (PIS) e do servidor público (Pasep) ao desenvolvimento das empresas e entidades governamentais.

Eles são financiados pelas contribuições das empresas e dos órgãos públicos, respectivamente.

Esses programas visam fornecer aos trabalhadores um abono salarial anual, que é uma espécie de benefício monetário pago de acordo com critérios estabelecidos pelo governo federal, como tempo de trabalho e renda mensal.

O abono salarial do PIS é administrado pela Caixa Econômica Federal, enquanto o Pasep é gerido pelo Banco do Brasil.

Além do abono salarial, o PIS/Pasep também oferece outros benefícios, como o seguro-desemprego e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), com o objetivo de promover a proteção social e o desenvolvimento econômico dos trabalhadores brasileiros.

Como consultar direito ao PIS/Pasep 2024 pelo app Carteira de Trabalho Digital

Para verificar o direito ao PIS/Pasep 2024 usando o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, siga estes passos:

  1. Abra o app Carteira de Trabalho Digital e clique no botão “Entrar com gov.br”. Em seguida, insira seu CPF e pressione “Continuar”.
  2. Digite sua senha, que é a mesma utilizada em todas as plataformas do Governo Federal. Clique em “Entrar”. Na próxima página, selecione o segundo ícone na parte inferior da tela.
  3. Na seção “Abono salarial”, selecione “Consultar”. Escolha o ano-base “2022” e verifique se você tem direito ao benefício. Se estiver habilitado, você verá o status “Habilitado” e poderá ver detalhes como a data de pagamento e o valor.

PIS/Pasep 2024: saiba como consultar seu direito ao abono pelo celular

Como consultar direito ao PIS/Pasep 2024 pelo app Caixa Trabalhador

Para verificar o direito ao PIS/Pasep 2024 através do aplicativo Caixa Trabalhador, siga estas etapas:

  1. Na tela inicial do aplicativo “Caixa Trabalhador”, clique em “Acessar”. Insira seu CPF e clique no botão “Próximo”.
  2. Insira sua senha, que é a mesma usada em todas as plataformas vinculadas à Caixa Econômica Federal, e clique em “Entrar”. Na aba “Consultas”, selecione “Abono salarial” para verificar se você tem direito ao benefício.

Conclusão

Concluindo, a consulta ao PIS/Pasep é fundamental para os trabalhadores brasileiros verificarem se têm direito a benefícios como o abono salarial, o seguro-desemprego e o acesso ao FGTS, garantindo assim a proteção social e o bem-estar econômico.

Curtiu o conteúdo? Espero que ele seja útil e facilite a sua busca!

Receba nossas novidades antes de todo mundo:

PIS/Pasep
Gostou do artigo? Mande para os amigos:
Avatar de Debora Freitas

Olá, me chamo Débora e o conteúdo que voce acabou de ler foi feito por mim! Trabalho como redatora há mais de 10 anos e, atualmente, atuo como freelancer. Para me contatar, envie um e-mail para [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos selecionados para você: