Procon suspende venda de Iphone sem carregador!

Disputa segue na justiça, mas agora procon suspende venda de iphone sem carregador, confira o que muda e o que está ocorrendo com a apple e o procon


Desde que a apple tomou a atitude polêmica de vender iphone sem carregador, muitas disputas seguem na justiça entre governos de todo mundo. E como o ultimo capítulod esse embate jurídico, tivemos ontem uma decisão judicial onde o procon suspende venda de iphone sem carregador. Entenda o caso a seguir.

Por que A Apple vende iphone sem carregador?

Bom, essa decisão ja dura cerca de 2 anos, e a principio a desculpa da apple é que eles estão pensando no meio ambiente, fazendo assim com que as pessoas usem carregadores antigos. Porém, para a comunidade de usuários da marca em geral essa é uma desculpa esfarrapada. Na realidade, isso torna a venda do iphone e do carregador separados mais lucrativa ao vender os 2 separados. Além disso, isso se mostrou tão economicante compensador que amrcas como Samsung e xiaomi começaram a tentar fazer o mesmo e vender aparelhos sem o carreagador.

Procon suspende venda de Iphone sem carregador

Procon suspende venda de Iphone sem carregador – isso é legal?

Sim, e o que ocorre é que foi determinada a suspensão, em todo o território nacional, da venda dos telefones celulares iPhone sem os respectivos carregadores de bateria. O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) também aplicou multa à fabricante Apple Computer Brasil no valor de R$ 12.275.500, e determinou a cassação do registro na Anatel dos smartphones da marca a partir do modelo iPhone12. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (6), em processo aberto pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), em dezembro do ano passado.

A Apple foi processada por vender os smartphones, desde o Iphone 12, sem o respectivo carregador de energia para tomada de parede. As acusações são de venda casada, venda de produto incompleto ou despido de funcionalidade essencial, recusa da venda de produto completo mediante discriminação contra o consumidor e transferência de responsabilidade a terceiros.

De acordo com seus avogados de defesa, a Apple alegou que a decisão de não fornecer os carregadores de bateria em conjunto com os smartphones teria sido por preocupação ambiental, para estimular o consumo sustentável. (nota do editor: HA HA HA HA HA! )

Para a Senacon, os argumentos apresentados não foram suficientes, uma vez que a decisão da empresa de vender os aparelhos sem carregador acabou por transferir ao consumidor todo o ônus. Segundo o órgão, a fabricante poderia tomar outras medidas para a redução de impacto ambiental, como o uso do conector de cabos e carregadores tipo USB-C, adotados como padrão pela indústria atualmente.

A apple afirma que irá recorrer da decisão, mas o caso segue na justiça

Considerações finais

Bom, qualquer novidade iremos adicionar na matéria ok caros leitores?

Por fim ja falamos recentemente sobre como comprar iphone barato, leia e entenda.

Sugestões e dicas de novos artigos podem deixar nos comentários

Fonte: Gov.br agencia de noticias

Gostou do artigo? Mande para os amigos:
Avatar of Junior Silveira

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.