Quais os Riscos que Você Enfrenta ao Baixar Apps Fora da Google Play Store?

Compartilhe


Com um mundo cada vez mais interconectado, os dispositivos móveis (smartphones, tablets, etc.) já fazem parte indissociável das vidas de bilhões de pessoas.

E, juntamente com eles, há uma quantidade inacreditável de aplicativos com as mais variadas funções e propósitos, desde calculadoras até monitoramento por GPS e ajuda com o mercado de ações.

E, como a grande maioria dos dispositivos móveis possui sistemas operacionais Android, esses aparelhos são configurados para fazer download de apps pela Google Play Store.

Só que há muitos aplicativos, inclusive vários deles com funções muito interessantes, que não são disponibilizados pela Play Store. Nesse artigo, você vai saber um pouco sobre os riscos de baixar apps por meio de outros fornecedores.

Quais as garantias de segurança da Play Store?

riscos google play

Teoricamente, os aplicativos disponibilizados pela Play Store são mais seguros, confiáveis e verificados, o que torna o processo de baixar apps por meio da plataforma oficial da Google mais seguro em comparação com outros websites.

Há muito mais chances de infectar seu dispositivo móvel fazendo download de apps fora da Play Store, incluindo uma enorme variedade de malware – ransomware, adware, spyware, etc.

Em média, a Google recebe 30% do valor de venda de cada aplicativo disponível na Play Store, o que ajuda a manter um sistema de verificação dos apps disponibilizados pela empresa.

Como esses aplicativos geralmente são desenvolvidos por terceiros, a validação dos mesmos por parte da Google é uma garantia de segurança aos usuários.

Quais os riscos dos apps na Play Store?

Mesmo com toda essa segurança e verificações por parte da Google, nem sempre os aplicativos disponibilizados na Play Store são seguros. Há vários relatos de malwares baixados juntamente com apps disponibilizados por essa plataforma.

Um dos casos mais graves foi o registro de três apps maliciosos disponibilizados na Play Store: Soniac, Hulk Messenger e Troy Chat (todos eles baseados em troca de mensagens e arquivos entre usuários).

Esses apps infectavam o dispositivo do usuário permitindo que hackers realizassem gravações das chamadas, áudios, vídeos e mensagens, capturando e roubando todas essas informações pessoais sem que a vítima sequer suspeitasse de algo.

play store apps

Todos esses aplicativos usavam malwares da família SonicSpy, desenvolvidos especialmente para esse propósito.

Felizmente, a Google removeu esses apps da Play Store e, sempre que há a detecção desse tipo de risco, eles excluem esses softwares de suas plataformas. Mas, até isso ser feito, muitas vezes os usuários ficam expostos a vários riscos.

Há ferramentas interessantes para diminuir esses riscos, como uma VPN, por exemplo – vamos explicar melhor sobre isso logo mais.

Qual a vantagem de baixar um app na Play Store?

Em termos de sistemas Android, entretanto, ainda é muito melhor fazer o download de um app por meio da Play Store. Os riscos são muito maiores ao lidar com websites e serviços externos, já que há mais de 4000 aplicativos infectados com malwares do tipo SonicSpy disponibilizados em outros locais da internet.

Assim, enquanto que a verificação por parte da Google nem sempre seja um atestado de segurança completa, ao menos esse procedimento existe e, em grande parte dos outros websites que disponibilizam esses aplicativos, isso sequer é feito.

Há alguém para cobrar caso um app infectado seja baixado por meio da Play Store; mas, nos casos de plataformas que não possuem os devidos mecanismos de segurança, isso é praticamente impossível.

Mesmo com todos os riscos, é mil vezes preferível baixar softwares por meio da Play Store. No caso de outros dispositivos com sistemas como Windows Phone e iOS, por exemplo, a regra também é válida: faça download de aplicativos apenas por meio das plataformas oficiais dessas empresas. 

Nesses serviços, há alguma garantia de procedimentos mínimos e de segurança e verificação constante dos aplicativos; em websites alheios, isso não existe.

Dicas importantes de segurança

Além de dar preferência às distribuidoras oficiais de aplicativos dos sistemas que você utiliza nos seus dispositivos móveis, há outras dicas úteis para melhorar sua experiência e aumentar sua segurança cibernética.

Uma delas é sempre procurar por reviews antes de fazer o download de um aplicativo, seja dentro ou fora da Play Store, por exemplo. Procure análises consistentes de websites de confiança para saber se há vulnerabilidades no aplicativo ou se ele é malicioso. 

Não se preocupe apenas com aspectos de desempenho do app, mas inclua também elementos da própria segurança, sua e da de outras pessoas que usem os dispositivos.

Antes de baixar algo por websites alternativos, procure saber se são plataformas confiáveis ou não.

Outra ferramenta interessante para aprimorar a segurança do seu dispositivo é um VPN app (https://nordvpn.com/pt-br/download/android/). Uma VPN funciona como um “escudo adicional” de criptografia e segurança, bloqueando um grande número de ameaças e invasões de hackers no seu dispositivo.

É importante procurar por uma VPN de confiança com boas reviews e ótimas funcionalidades.

 


Compartilhe

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

Nome *
Email *
Site