Qual a diferença entre processador de PC e celular?


Não entende nada sobre processadores na hora de escolher o celular? Veja a diferença entre processador de pc e celular

No mundo atual, existem dezenas de marcas de celulares, e ficamos confusos na hora de comparar as especificações tecnicas e comprar o nosso. No artigod e hoje, vamos falar um pouco sobre processadores e mostrar como um processador de pc é diferente do do celular. Acompanhe conosco, mas se você nem sabe o que é um processador, vamos explicar.

O que é um processador?

O processador, conhecido também como Unidade Central de Processamento, é o principal dispositivo do computador.

Ele é o considerado o cérebro do computador, motor do computador. Ele transforma dados em informações.

Ele é composto por 3 componentes principais:

  • UC (Unidade de Controle) – controla o funcionamento da ULA (Unidade Lógica e Aritmética) e da memória.  É responsável também por distribuir e organizar tarefas, transferir informações da entrada para a memória e da memória para a saída.
  • ULA /UAL (Unidade Lógica e Aritmética) – é responsável pelas operações elementares (soma, subtração, multiplicação e divisão), e pelas decisões lógicas, ou seja, pelas comparações entre informações. Por exemplo, decidir se 8 > 4 ou 8 >=4.
  • Registrador – Contida na CPU, o registrador é um tipo memória com pequena capacidade, porém muito rápida. É utilizada no armazenamento temporário durante o processamento. Os registradores estão no topo da hierarquia de memória e são considerados o meio mais rápido e caro de ser armazenar um dado.

Diferença entre processador de PC e celular

Nos celulares eles geralmente usam processadores na arquitetura ARM, enquanto os computadores domésticos e notebooks usam arquitetura x86 x64, a diferença além da arquitetura é que um CPU x86 2ghz recente é mais rápido que um ARM 2ghz recente.

Quanto as memórias, os computadores domésticos geralmente usam DDR2, DDR3, DDR4, enquanto os celulares usam LPDDR2, LPDDR3, LPDDR4 a sigla LP se refere a low power que indica que elas usam menos energia e além disto os chips usados nas rams dos celulares utlizam processo de fabricação mais avançado, mas a densidade ( tamanho ) deles no mercado é bem menor do que vemos em computadores domésticos.

um processador de um computador além de trabalhar numa frequência as vezes de até 3 ou 4 vezes a de um smartphone/tablet(aqueles de 800MHz) tem cache maior, é mais espaçoso, logo precisa de mais resfriamento e oferece uma capacidade de processamento inimaginavelmente maior. A arquitetura desses processadores mobile também esta em constante evolução, enquanto que a dos processadores de notebooks e desktops já esta estacionada ai ha uns 2 anos ou 3 anos.

I3, I5 ou I7 – qual escolher pro pc?

Para quem precisa de uma máquina mais simples, aquelas com processador Intel Core i3 são mais do que suficientes para executar todas as tarefas do dia a dia. A vantagem, nesse caso, é que essas máquinas também são mais baratas.Para quem busca um pouco mais de desempenho, mas ainda assim não precisa de força total, os modelos Intel Core i5 são os mais equilibrados e com a melhor relação custo-benefício. É a melhor escolha, por exemplo, para quem executa muitas tarefas ao mesmo tempo.os modelos com Intel Core i7 são desenhados para aqueles que buscam apenas o melhor desempenho. Ele é a opção mais indicada para jogos ou para edição de imagens e vídeos. Ou seja, se você vai rodar aplicações pesadas, essa é a escolha que deve ser considerada.

Conclusão

Esperamos que as informações tenham sido úteis pessoal

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!

 

Mais celulares legais:

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

Nome *
Email *
Site