Rastreamento Móvel: Quais Dados são Coletados por Aplicativos Móveis

Entenda Quais Dados são Coletados por Aplicativos Móveis, na hora de fazer o Rastreamento Móvel, confira!


Você consegue imaginar sua vida sem celular, smartphone, tablet, computador ou mesmo uma Smart TV? Consegue se imaginar sem os aplicativos que facilitam tanto sua vida? Parece algo realmente impossível – quase tão impossível quanto imaginar a extensão dos níveis de exposição a que as pessoas estão sujeitas na internet. E isso inclui o rastreamento móvel.

Ao se falar sobre conectividade, hoje em dia, não há como evitar questões primordiais como o compartilhamento de dados e a privacidade. Ligar-se à web, por fim, significa expor-se (ao menos em partes) a milhões de pessoas. E, por isso, tendo o acesso ao mundo online na palma das mãos, torna-se quase inevitável que os usuários se vejam cada vez mais vulneráveis. 

Mas essa conjuntura não é irremediável. Existem várias medidas de segurança cabíveis para retomar o controle sobre a situação e ter uma experiência menos invasiva na rede. Uma delas (provavelmente a mais indicada) é fazer o uso de VPNs. Outra é ter consciência dos mecanismos de retenção de dados e das configurações disponíveis para o gerenciamento deles. Neste artigo, você aprende sobre as duas. 

Leia tambem – veja se o jogo truco moon paga mesmo

Rastreamento Móvel por Aplicativos: amigos ou inimigos? 

Rastreamento Móvel: Quais Dados são Coletados por Aplicativos Móveis

Os dispositivos móveis já fazem parte da nossa vida, mesmo em atividades bastante simples. E, com eles, há uma variedade de aplicativos com inúmeras funcionalidades, indo desde simples despertadores e agendas virtuais até aplicativos que ajudam a monitorar exercícios físicos, acompanhar dietas e compartilhar arquivos. 

Diante de tantas possibilidades, é fácil se perder no encanto dos aplicativos e ignorar seu lado oculto. No entanto, juntamente com as vantagens, há vários riscos envolvidos no uso desses programas. Muitos deles, por exemplo, exigem conexão com a internet, o que significa que eles lidam com uma infinidade dados, registrando, guardando, coletando, recebendo e enviando informações –  muitas delas relativas ao usuário.

Quais as principais informações coletadas?

Diversos aplicativos, particularmente aqueles que são gratuitos, exibem anúncios para seus usuários. Anúncios os quais são personalizados de acordo com um padrão definido pelas preferências de consumo de quem acessa o aplicativo. Agora a questão é: como essas preferências são estabelecidas? Como é feito o Rastreamento Móvel ?

Rastreamento Móvel: Quais Dados são Coletados por Aplicativos Móveis

A resposta está no fato de que praticamente todos os serviços de busca e aplicações mantêm registros daquilo que é pesquisado online. Partindo desses registros, ou seja, das informações fornecidas involuntariamente pelos usuários, os aplicativos, sites e dispositivos conseguem então saber quais elementos são mais buscados por cada indivíduo. Por exemplo: se você fez recentemente uma pesquisa sobre chuteiras, é muito provável que algum aplicativo seu exiba publicidade de sapatos, ou de produtos e serviços relacionados.

Outro tipo de informação bastante utilizada pelos aplicativos é a de geolocalização. Por meio do IP do usuário, eles conseguem localizar a origem da rede com a qual ele se conecta, traçando assim o local exato onde o dispositivo se encontra. Com isso, os serviços de propagandas conseguem gerar promoções específicas no idioma e moeda dos usuários.

Os mesmos mecanismos se empregam em sites e aplicativos de notícias, os quais podem definir os tipos de reportagens, matérias e assuntos a serem exibidos ao usuário, graças também às suas preferências de busca. Enquanto aplicativos de entrega de comida (como iFood), de transporte (Uber e 99Taxi) e até mesmo de relacionamento (como Tinder, Kink ou Happn) têm, igualmente, a base de suas funcionalidades no uso de dados de localização. 

Dicas importantes para sua privacidade (e sua segurança)

Aplicativos que coletam dados de seus usuários possuem configurações que possibilitam limitar o tipo de informações a serem compartilhadas. Durante e após a instalação desses programas, portanto, os usuários têm em mãos parte considerável do controle do que será coletado, bastando que eles saibam como acessá-lo. 

Em sistemas operacionais Android, por exemplo, você pode acessar tais configurações na opção Settings (Configurações), Apps & Notifications (Aplicativos e Notificações) e depois Permissions (Permissões), onde você pode definir os limites cabíveis para cada aplicativo. Essas opções permitem personalizar quais dos seus dados você quer compartilhar ou não com cada programa.

Outra ótima forma de limitar o acesso que os aplicativos têm às suas informações é utilizar provedores VPN (Virtual Private Network – Rede Virtual Privada, numa tradução livre). As redes VPN permitem ocultar seu endereço IP e/ou alterar sua localização, além de proteger seu tráfego de dados e tornar sua conexão muito menos vulnerável a intrusões – afinal, decerto, não são apenas os aplicativos que querem obter seus dados.

Em adição a isso, as VPNs permitem também maior controle do usuário sobre o modo como sua conexão será vista por aplicativos, provedores de internet e outras redes e programas, inclusive melhorando a segurança de redes mais vulneráveis (como redes públicas de WiFi). 

Considerações finais

Assim, o uso de VPNs em combinação com medidas de limitação manual dos dados compartilhados é o caminho mais indicado para os usuários que quiserem retomar as rédeas da situação e ter uma experiência online não somente mais privada, como também mais segura. Fazendo uso dessas ferramentas, bem como do famoso bom senso, as chances de uma exposição não desejada estarão bastante reduzidos.

Gostaram das dicas sobre como funciona o Rastreamento Móvel ? Ja falamos sobre um aplicativo de desenhar muito legal, clique e confira!

Receba nossas novidades antes de todo mundo:

Rastreamento Móvel
Gostou do artigo? Mande para os amigos:
Avatar de Junior Silveira

Junior Silveira

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *