A pandemia de Covid-19 trouxe a necessidade de adaptação rápida a modelo de trabalho em ascensão: o home office. E o trabalho remoto vem fazendo sucesso, dentro da estratégia do RH 4.0, porém o seu sucesso depende do uso de ferramentas tecnológicas que supram as necessidades dos colaboradores, como por exemplo, os aplicativos para videochamadas.
As videoconferências se tornaram comuns nas empresas por conta do home office, essa é a melhor maneira de manter os colaboradores em contato e produzindo com segurança neste momento.
A expectativa é que o home office cresça cerca de 30% no pós-pandemia, segundo a FGV (Fundação Getúlio Vargas), não à toa dados da Infojobs, um dos principais sites de vagas de empregos do Brasil, apontam que 85% das vagas no início de 2021 são no regime home office.
Para ajudar a sua empresa a fazer videoconferências com excelente qualidade, sem travamentos, separamos uma lista com os principais aplicativos de videochamadas para fazer reuniões pelo computador, notebook, tablet ou smartphones. Confira abaixo:
Melhores aplicativos para videochamadas
Skype
O Skype é um dos aplicativos de videochamadas a mais tempo no mercado e por isso é o mais popular do mundo. Mantido pela Microsoft, o serviço possui versões para PC e aplicativo para smartphone.
Pelo Skype, é possível realizar videochamadas com até 25 pessoas. Também é possível escolher o formato, é possível realizar reuniões em vídeo, áudio e ainda trocar mensagens de textos e compartilhar arquivos durante a videoconferência.
O aplicativo também realiza ligações para celular e telefone fixo, basta colocar crédito no serviço. A interface é simples e bem intuitiva e ainda dá para gravar videochamadas com poucos cliques.
Zoom
O Zoom é um aplicativo de videochamadas que se popularizou bastante em 2020. Em sua versão grátis, o serviço permite videoconferências com até 100 participantes por até 40 minutos. No plano gratuito, também não há limite no número de reuniões, assim se a reunião for um pouco mais longa, é só acabar uma videoconferência e iniciar outra em poucos cliques.
O aplicativo também facilita bastante para que os participantes possam entrar nas videoconferências. Não precisa necessariamente estar usando o próprio software, é possível entrar em chamadas pelas extensões dos navegadores no PC e pelo aplicativo de smartphone.
O serviço também conta com uma interface simples e intuitiva, permitindo a gravação e o compartilhamento de telas na videoconferência. O software é fácil de instalar e de usar, é possível utilizar o aplicativo até mesmo sem se registrar.
Hangouts Google
Depois de tentar emplacar outros aplicativos de videochamadas como o Google Duo, sem sucesso, parece que o Google acertou ao lançar o Hangouts. O aplicativo é muito usado para videoconferências por empresas no momento.
É possível realizar videoconferências com até 10 pessoas, enviar mensagens privadas e organizar grupos com até 150 contatos. Os clientes G Suite também conseguem compartilhar arquivos em tempo real durante as reuniões. O Hangouts pode ser acessado pelo aplicativo para smartphones.
Discord
O Discord é outro serviço de videochamadas bem funcional. É possível realizar chamadas de vídeo com até 10 pessoas, o aplicativo também permite o compartilhamento de telas em tempo real.
O serviço disponibiliza aplicativos para as plataformas Windows, macOS, iOS, Android e Linux. É preciso se cadastrar no software para começar a usar. Atualmente, o Discord é um app muito utilizado por gamers e por jovens de grupos de estudos.
Microsoft Teams
Mesmo com a popularidade do Skype, a Microsoft investiu em mais um serviço de videochamadas, o Microsoft Teams. Porém, este software é um pouco diferente, já que a plataforma é focada para trabalhos em equipe.
No serviço, é possível criar grupos com até 10 mil pessoas e realizar videoconferências com todos os participantes. Durante as reuniões, os participantes também podem editar e compartilhar em tempo real documentos do Word, Excel e apresentações do PowerPoint. O serviço está disponível para smartphones Android e iOS.
O aplicativo de mensagens mais popular do mundo também pode ser usado para realizar videoconferências. Isso mesmo! É possível fazer reuniões em vídeo com o WhatsApp para até oito pessoas.
A qualidade pode não ser tão profissional quanto a outros aplicativos, mas é possível realizar reuniões rápidas sempre que for preciso de forma prática, afinal a grande maioria das pessoas utiliza esse aplicativo. O serviço está disponível em versão web e para smartphones Android e iOS.
JusTalk
O JustTalk é outro aplicativo bem funcional para chamadas de vídeos. Ele traz recursos interessantes como chat de vídeo em grupo, permite que usuários desenhem ou joguem com os amigos por videoconferência. Apesar de um caráter mais informal, esse serviço pode ser utilizado para reuniões com a equipe.
O aplicativo também possui conexão com o Facebook, o que pode facilitar a participação dos membros da equipe e deixar tudo mais fácil.
Essa é a nossa lista de aplicativos de videochamada. Tem para todos os gostos, dos mais conhecidos aos mais profissionais e informais. Teste-os e escolha o melhor para seu negócio para ter videoconferências bem interativas e produtivas.
Gostaram das dicas pessoal? Sugestões e dicas podem deixar nos comentários