Nos últimos anos temos presenciado um fenômeno diferente de tudo aquilo que o homem moderno está acostumado: a adição das crianças e adolescentes a celulares e aparelhos semelhantes, ou seja, as famosas telas.
Talvez, alguém possa argumentar que esse vício é muito parecido com aquele mantido por jovens de décadas atrás com os famosos televisores, o que não deixa de ser verdade, no entanto, esse acesso era, de certo modo limitado, pois dentre tantas outras coisas, a portabilidade era, simplesmente, inviável enquanto o mesmo não ocorre com os smartphones tão disponíveis para os pequenos.
Outro fator que pesa nessa discussão é o fato de que os aparelhos celulares são de uso individual o que por conseguinte, se levado em consideração a sua dimensão, são mais fáceis de serem produzidos, ou seja, existe uma facilidade de escalabilidade, o que na verdade significa que mais usuários terão acesso aos aparelhos, por vezes, com um valor abaixo dos televisores.
Agora, uma vez que essa comparação foi deixada de lado, podemos voltar ao cerne do assunto proposto. Quando determinado artefato entra para o centro de objetos utilitários que o homem utiliza o seu uso só é substituído quando este perde completamente a utilidade ou mesmo quando suas funções são melhores executadas por artefatos ainda mais tecnológicos e completos, exemplos disso não faltam, pois estão espalhados pela história da invenção e evolução civilizacional.
Seu filho passa muito tempo no celular?
É certo que os smartphones facilitaram e muito a comunicação das pessoas de modo geral, a acessibilidade e a maneira de adquirir conhecimento e entretenimento, no entanto, o mesmo não ocorre para uma parcela importante da sociedade, as crianças.
A utilização de tais aparelhos por este público é algo que deveria ser evitado, em parte, até determinada idade, uma vez que existem evidências de que seu uso pode causar perdas significativas no desenvolvimento infantil como é o caso no atraso da fala, no desenvolvimento cognitivo, motor e comportamental.
Sendo assim, como o leitor atento, pode ter percebido o uso deliberado de aparelhos celulares tem surtido o efeito contrário nas crianças, uma vez que traz mais malefícios do que benefícios. Nesse ponto, também é possível que o leitor se pergunte: afinal, como educar as crianças sem o uso de aparelhos que aparentemente se tornaram tão essenciais?
O ideal é que os responsáveis invistam em modos de limitar de modo parcial o acesso das crianças a tanta tecnologia. Um dos modos de fazê-lo é através da substituição, ou troca por objetos propícios as crianças como é o caso dos brinquedos. Sim, de fato esse é um dos meios mais eficazes uma vez que existem casos de sucesso e experiência social em relação ao uso de brinquedos para entreter e disseminar o conhecimento , como é o caso da pedagogia montessoriana que visa, dentre outras coisas, proporcionar autonomia e recompensa aos pequenos quando estes utilizam os seus brinquedos para se divertir.
Dentre tantas outras coisas, os brinquedos e a ação de brincar oferecem às crianças a oportunidade de desenvolver-se através do aprendizado, da experimentação do mundo ao seu redor, bem como ao acesso a inúmeras possibilidades de relações sociais, organização emocional, autonomia de ação, etc.
O ato de brincar em si é responsável por favorecer a cooperação, melhorar a autoestima, promover a criatividade, estimular o desenvolvimento físico e emocional além de incentivar a socialização. O que comparado ao uso indiscriminado dos celulares representa um abismo de diferença, pois o mesmo não fornece tantos benefícios para o desenvolvimento em si.
E onde encontrar estes brinquedos? Um exemplo é o site da Toy Shopping, que é uma loja de brinquedos educativos que tem se destacado e ajudado pais no desenvolvimento infantil de seus filhos. Lá é possível encontrar brinquedos com a pedagogia montessoriana, como é o caso do Macaquinho Matemático, Kit com alimentos de madeira – Montessori, Animal Balance em Madeira, Jogo da Memória – Montessori, dentre tantos outros.
Considerações finais
O uso demasiado das telas pode ser reduzido significativamente e até mesmo substituído quando o assunto é entretenimento e acesso ao conhecimento para crianças que ainda não se desenvolveram de modo sistemático e integral, para isso brinquedos como estes ofertados pela Toyshopping são uma excelente opção de substituição.
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