Smartwatch ou smartband: entenda o que é cada um


Não sabe o que é cada um? Na duvida se compra smartwatch ou smartband? Venha entender aqui!

Depois que os smartphones se popularizaram, muitas pessoas passaram a acreditar que o relógio cairia em desuso. Afinal, para que ter um aparelho em que só é possível ver as horas? Os celulares mostram o horário, fazem ligações, enviam mensagens, acessam à internet e muito mais. 

No entanto, os smartphones podem não ser tão práticos para algumas situações. Pensando nisso é que foram criados o smartwatch e o smartband, dois dispositivos wearable (vestíveis). Eles são usados como relógio, mas têm muito mais funções. Entenda o que é cada um!

Smartwatch ou Smartband – entenda o que eles são

smartwatch ou smartband

Smartwatch

Como o próprio nome sugere, o Smartwatch é um relógio inteligente. Isso porque, igual aos smartphones, ele é capaz de acessar a internet. Porém, ele é usado como um relógio, sendo que o seu display também imita um aparelho de ver as horas. 

Por meio de um smartwatch, o usuário consegue ver as notificações recebidas no celular, atender a ligações, controlar os streamings de música e muito mais. Então, por exemplo, a pessoa pode estar com o smartphone guardado – até mesmo em casa – e interagir com ele. 

Em grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro, isso é ainda mais prático, pois muitas vezes não é possível usar o celular na rua por conta da segurança. Sem contar que é mais fácil levar um relógio no pulso do que um smartphone no bolso. 

Quando o assunto são os melhores smartwatches do mercado, existem opções de diferentes marcas, como Apple, Samsung, Xiaomi, Garmin e B57. Segundo estas ofertas online das Lojas Americanas, existem até modelos que se conectam com o assistente de voz Alexa. Esse é o caso da linha Amazfit da Xiaomi, desenvolvido especialmente para quem pratica atividade física. Por meio do dispositivo, os usuários conseguem monitorar a frequência cardíaca e a oxigenação do sangue, dois aspectos muito importantes para a saúde. 

Smartband

Por sua vez, o smartband é menor, pois tem mais o design de uma pulseira que de um relógio. Na prática, esse dispositivo é mais voltado para a atividade física, embora alguns modelos de smartwatch como o da Amazfit também sejam. 

A diferença principal entre os aparelhos é que no smartband não é possível interagir com as notificações do smartphone, apenas visualizá-las. Além disso, para usar esse aparelho é necessário que o celular esteja próximo para que haja conexão entre eles. 

Já como vantagens, o smartband tem uma bateria mais duradoura. Em alguns modelos, ela resiste até 30 dias. Isso ocorre porque o dispositivo tem menos recursos que o smartwatch. Outro ponto positivo está no fato de o smartband ser mais leve e compacto, por isso, é ideal para a realização de exercícios físicos. 

Assim como os smartwatches, existem smartbands de diferentes marcas, como Xiaomi, Honor, Samsung e Huawei. Vale a pena observar os recursos de cada um para poder compará-los no momento da compra. 

Como se vê, não há um dispositivo wearable melhor que o outro. O que existe é o aparelho que se encaixa mais em cada objetivo. Para quem quer acompanhar e-mails e aplicativos, além de interagir com eles, por exemplo, o smartwatch pode ser uma opção mais completa. No entanto, se a pessoa quiser um aliado da atividade física, o smartband pode dar conta do recado.

Gostou do artigo? Mande para os amigos:

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *