Sucesso dos jogos nos celulares faz com que os streamers fiquem cada vez mais populares no Brasil

streamer


Fonte: Unsplash

Alguns games consagrados, como Counter-Strike, League of Legends, Grand Theft Auto e Dota 2, costumam dominar a audiência das lives streamings nas diferentes plataformas. Entretanto, no Brasil, isso está mudando com uso dos smartphones como dispositivos favoritos para jogar.

Títulos como Free Fire e PUGB Mobile começaram a ganhar espaço nessa área, inclusive com jogadores profissionais como streamers. Esse combo parece ser a garantia de sucesso de audiência, e também a popularização desse entretenimento ao vivo pela internet.

Segundo a Pesquisa Game Brasil (PGB) de 2021, os celulares são os dispositivos mais usados pelos fãs de games. Mais de 90% das pessoas que responderam o questionário confirmaram isso. Ou seja, esse é um mercado com forte potencial, que começou a mostrar impacto direto no universo das lives streamings.

A transmissão de torneios e partidas de eSports mobile, por exemplo, está começando a reunir milhões de brasileiros todos os meses. Uma prova disso é a presença do Free Fire como um dos jogos mais assistidos na Twitch.

Aliás, essa é a plataforma que mais tem sido utilizada pelas pessoas para acompanhar as transmissões ao vivo. Afinal, além de jogar com os celulares, os fãs de games mobile também estão usando o dispositivo para acompanhar as lives.

Os números do streamer Nobru, ex-jogador profissional do Corinthians de Free Fire, comprovam isso. Apesar de ter apenas 21 anos, ele é responsável pelo canal da organização Fluxo na Twitch, e soma 3,7 milhões de seguidores. Como mostra o blog Betway Insider, esse é um sucesso que se repete também nas redes sociais, onde ele acumula mais de 13 milhões de fãs.

Ou seja, estamos falando de profissionais que se destacam no cenário nacional e mundial, como no caso do Nobru, e depois carregam milhões de fãs para as lives. Um movimento importante, pois os jogos de mobile são mais acessíveis, e isso populariza os eSports e também as plataformas de lives.

É uma mudança positiva para um mercado que costuma ser mais voltado para a elite. Os smartphones estão ajudando nessa tarefa.

Novas plataformas

O sucesso de Free Fire no Brasil não foi importante apenas para aumentar os números da Twitch, mas para movimentar esse mercado dos streamers. A empresa Garena criou até mesmo uma plataforma própria, a BOOYAH!, visando crescer neste setor tão produtivo e com grande potencial.

O site é gratuito para todos os usuários, com uma funcionalidade focada em quem joga pelo celular. São vários recursos que ajudam os jogadores a fazer lives, e também a compartilhar clipes de jogo.

Atualmente, segundo a equipe da Betway, site líder em eSports bets no Brasil, a BOOYAH! está próxima de atingir os 3 milhões de usuários. O sucesso fez com que a plataforma começasse a transmitir outros títulos, e não apenas o Free Fire, além de abrir as transmissões para quem deseja apenas conversar.

Isso acontece porque tem muitos streamers se destacando na internet com esse movimento. Os games são bem chamativos, mas o diálogo e a interação com jogadores profissionais pode ser até mais.

O Facebook Gaming e o YouTube Gaming também conseguiram se beneficiar com essas mudanças, e viram muitos fãs de jogos mobile aparecerem por lá. Entretanto, as duas plataformas ainda estão abaixo da força que existe na Twitch.

É preciso manter o incentivo aos jogadores profissionais desses títulos, seja o Free Fire, o PUBG Mobile ou até mesmo o Call of Duty Mobile. A variedade é extensa e positiva.

Smartphones para gamers

Outro mercado que acaba sendo impactado é o dos smartphones, principalmente de marcas que trabalham com aparelhos voltados para os games. A Razer, por exemplo, começou a investir nessa área justamente para aproveitar essa grande porcentagem de jogadores mobile.

Porém, o preço do dispositivo não pode ser um empecilho, pois é exatamente a vantagem que esses jogos possuem diante dos videogames e dos computadores.

Assim, as grandes marcas de smartphones, como a Apple, a Xiaomi e a Samsung, começaram a usar os games nas campanhas publicitárias. É difícil ver qualquer lançamento que não tenha na descrição o desempenho nos jogos eletrônicos. Um impacto real que atingiu esse mercado.

Os jogos para celulares são muito populares entre os brasileiros, como mostramos, e isso tem causado impacto também no streaming. As lives estão acompanhando essa popularização do entretenimento digital, algo positivo para os jogadores e também para as plataformas.

Receba nossas novidades antes de todo mundo:

streamers
Gostou do artigo? Mande para os amigos:
Avatar de Junior Silveira

Junior Silveira

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *