Existe uma ferramenta que tem é do espaço no mundo dos negócios e parece ter vindo pra brigar fortemente com o Whatsapp, que é o Telegram
Ferramenta de chats passaram a ser amplamente utilizadas por empreendedores digitais e influenciadores para se comunicarem com sua audiência em um ambiente um pouco mais controlado.
Telegram como Adversária do Whatsapp
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Caso ainda não conheça ainda o Telegram, este é um aplicativo de troca de mensagens que funciona de forma muito semelhante ao Whatsapp, porém com alguns recursos que vêm atraindo mais e mais pessoas: o fato da mensagem ser entregue para todo mundo que está na sua lista.
Hoje uma das maiores reclamações sobre Whatsapp é o fato de só entregar a mensagem para quem já tem o seu número salvo no celular. Para as empresas acaba sendo um desafio para o envio de ações de conteúdo porque eles precisam convencer o cliente a cadastrar o número do Whatsapp.
Benefícios e Desvantagens do Telegram
O Telegram tem se fortalecido por suprir essa falta. Além de ter um número ilimitado de seguidores, o app é mais ágil do que o Whatsapp já que ele utiliza a nuvem da Internet como forma de armazenamento e de envio.
Assim como o Whatsapp, ele tem um função web, o que faz com que você possa mexer pelo computador. Além disso, ele permite conversas secretas, criação de temas, possibilidade de login em múltiplas contas, interação com bots e envio de arquivos mais pesados.
Outro ponto muito interessante é que você pode nomear a sua empresa, fazendo com que os usuários o achem pela barra de busca sem ter o seu número de telefone.
Essa ferramenta parece absolutamente incrível e maravilhosa para os empreendedores, mas será que é isso mesmo bom?
Observando o movimento de alguns influenciadores e lojistas dentro do Telegram e participando de alguns grupos, é interessante observar o funcionamento dos usuários ali dentro, assim como seu comportamento.
Um diferencial do Telegram é que quando se entra em algum grupo, você tem acesso ao que foi colocado nele desde a primeira mensagem/vídeo como uma linha do tempo. Já no WhatsApp o acesso ao conteúdo se tem a partir do momento em que se é membro dele. Ou seja, não tem como ver, acompanhar o que foi postado antes. Nos grupos do Telegram, apenas o administrador tem acesso às informações de quem está no grupo, diferentemente do Whatsapp que, caso você entre no grupo errado, você começa a receber mensagem no privado
O Telegram é um canal com muito potencial e ele realmente entrega a mensagem para todo mundo que você envia, o que não acontece nas redes sociais, mas a desvantagem é o fato de as pessoas conseguirem acompanhar o que é dito ali dentro
Como esse não é um canal de uso constante como o Whatsapp ou Instagram, ele acaba ficando um pouco esquecido ali no meio dos nossos aplicativos, o que acarreta na falta de visualizado do muito do que é publicado ali dentro, principalmente quando as notificações não estão ativas.
Estratégias do Telegram para Fazer Funcionar
Para ter relevância na sua estratégia, o conteúdo que você entrega precisa mover pessoas de verdade. As pessoas precisam estar engajados para sentirem a necessidade louca de entrar no novo aplicativo para ler suas mensagens.
Isso significa que você precisa encontrar um jeito correto de encaixar o Telegram na sua estratégia, entendendo que enquanto não é um canal tão utilizado quanto o Whatsapp, você precisa atrair a audiência para abrir essas mensagens.
Observa-se que ele tem sido utilizado, fora do período de lançamento, para a entrada de conteúdos mais trabalhados para a audiência, mas infelizmente nem todo mundo faz isso, pois simplesmente replicam o conteúdo já postado em outras redes sociais.
Um ponto a se destacar é que as pessoas que estão te acompanhando tem realmente alto interesse na sua marca e no seu produto. Por isso, vale a pena trabalhar com o conteúdo de alto valor lá dentro só que de uma forma mais trabalhada.
Por exemplo, vendedores de produtos digitais principalmente começam anunciando a abertura de um grupo exclusivo que vai rolar lá dentro do Telegram onde vão postar alguns materiais inéditos e ofertas exclusivas. Eles criam canais privados no Telegram onde só têm acesso quem entra pelo link e esse link ele fica disponível lá no Instagram de tempos em tempos.
Eles preparam a audiência dentro do grupo com conteúdos exclusivos como foi prometido lá no Instagram, só que esses conteúdos em geral são em um formato mais trabalhado do que já foi dito nas redes sociais. Os materiais acabam virando áudios ou vídeos, o que ajuda a audiência a se sentir um pouco mais recompensado e faz com que a marca se conecte com eles. Depois com essa audiência preparada, eles anunciam o lançamento ou oferta alguma coisa nesse sentido.
Telegram Vale a Pena Mesmo?
O Telegram é muito bom pra você impactar e fortalecer o relacionamento, mas apenas se houver gente estiver disposta a acompanhar esse canal. Caso você não tenha braço pra cuidar de outro canal e você não consegue encaixá-lo na sua estratégia, talvez seja mais interessante você aguardar um pouco para ver como que o Telegram se comporta no mercado a longo prazo
Enquanto isso, o Whatsapp funciona tão bem quanto e honestamente e ele gera muito mais resultados pois é um aplicativo mais consolidado no mercado.
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