Tik TOk lendo seus dados? Veja como se proteger!

Compartilhe

Usuários de Iphone foram os primeiros a perceber o tiktok lendo seus dados da área de transferência, veja o perigo e se proteja.

O tik tok é aplicativo que permite gravar vídeos curtos, geralmente com dublagens musicais, danças, clipes ou cenas de humor.Devido ao fato das pessoas gostarem de besteira na internet, ele fez bastante sucesso, ainda mais em países atrasados culturalmente como o Brasil. Mas recentes escândalos de privacidade, tem assustado usuários, que descobriram o tik tok lendo seus dados.

a reputação do aplicativo já não era muito boa, afinal, em 2019, o TikTok pagou uma multa milionária (o equivalente a 5,7 milhões de dólares ou 24 milhões de reais) por captar de forma incorreta dados de usuários menores de idade em sua plataforma. E aparentemente não aprenderam com a lição, acompanhe a seguir:

Tik TOk lendo seus dados?

tiktok lendo seus dados

Sim, e tudo isso foid escoberto por usuários que atualizaram seus iphones. É que o sistema novo, o iOS 14 conta com uma nova ferramenta que exibe uma notificação toda vez que um aplicativo acessa a área de transferência, a qual é usada para copiar textos/mídias de um lugar e colar em outro. Segundo a Apple, o recurso (implementado na versão beta do sistema) foi desenvolvido para “fornecer aos usuários uma melhor compreensão de como os apps interagem com seus dados”.

De fato, essa ferramenta apenas escancarou que o TikTok acessava esses dados, uma vez que já sabíamos dessa prática desde março passado, quando uma investigação descobriu vários apps que estavam bisbilhotando os conteúdos copiados para a área de transferência do iOS.

Jeremy Burge

@jeremyburge

Okay so TikTok is grabbing the contents of my clipboard every 1-3 keystrokes. iOS 14 is snitching on it with the new paste notification


Vídeo incorporado

Em março deste ano dois desenvolvedores já tinham percebido que o app de vídeos acessava continuamente a área em que o usuário copiava informações, sem nenhum motivo aparente. E o TikTok disse, na época, algo do tipo “ops, foi mal, desculpa aí, nós vamos mudar isso na próxima atualização”. Junho chegou e nada disso mudar.

Agora, com o novo recurso do iOS 14, ficou quase impossível esconder do grande público a questionável atitude, o que obriga a empresa a finalmente mudar seu comportamento.

Processo na California

Na terça-feira (3 de junho), outra polêmica envolveu o aplicativo, pois ele foi acusado de transferir dados privados de usuários para servidores na China, de acordo com uma ação coletiva proposta no tribunal federal da Califórnia.

tiktok lendo seus dados

O processo também acusa a empresa chinesa ByteDance de guardar conteúdo do usuário, como sem o seu consentimento. Por sua vez, a ByteDance, empresa dona do TikTok, afirma que não armazena dados pessoais em seu país de origem. Isso gera preocupações de que os dados coletados pelo TikTok possam ser usados ​​para identificar e rastrear usuários nos EUA, e a empresa está se beneficiando dessa suposta atividade porque usa esses dados para vender anúncios direcionados.

O que o tik tok alega em sua defesa?

Bom, de acordo com o  aplciativo, a leitura da área de transferência é um recurso para evitar spam na plataforma. A explicação soou como uma desculpa esfarrapada para usuários e desenvolvedores, e até o momento a plataforma não falou mais nada.

Conclusão

Bom pessoal, fica o alerta, se você usa o tik tok e tem medo de acesso indevido a eles, pode ser a hora de abandonar o aplicativo.

Já falamos aqui em outro artigo sobre o telegram web que é bem interessante.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários!

Recomendados para você:


Compartilhe

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *