Aparelhos apreendidos iam para o lixo, agora TV Box de pirataria vira Mini PC pra escola Publica em projeto da Anatel, confira!
Que a policia tem apertado o cerco contra os aparelhos piratas chamados de TV box, ninguém duvida. Ano passado, mais de 200mil aparelhos desses foram apreendidos e estavam destinados ao lixo ou a destruição. Mas agraças a uma ideia excelente, o TV Box de pirataria vira Mini PC pra Escola Publica em projeto da Anatel. Entenda como funciona.
TV Box de pirataria vira Mini PC pra Escola Publica
Durante todo o ano de 2021, milhares de produtos piratas foram apreendidos em operações organizadas pela Receita Federal. Esses aparelhos, permitiam que as pessoas assitissem canais de tv por assinatura sem pagar nada, o que configurava vários crimes como pirataria, receptacao, crimes contra direito autoral, dentre outros. Dentre os produtos mais apreendidos estão os receptores de IPTV pirata.Agora, graças a um projeto inovador da Receita em conjunto com a Anatel, ao inves de irem para o lixo, esses equipamentos terão uma função social.
Desenvolvido no estado de Minas Gerais por funcionários da receita, o projeto Além do Horizonte já transformou 745 receptores de TV Box em computadores, até agora. Esses computadores são oferecidos a escolas e acompanham mouse e teclado — também obtidos por meio de bens apreendidos nos depósitos da Receita Federal. Claro que esses computadores estão longe de serem super máquinas, mas já conseguem rodar editor de texto, excel e navegar na internet, o que é suficiente para a maioria dos estudantes. Além disso, instalando uma versão windows mais leve ou mesmo o linux é possível sim trabalhar com uma dessas maquinas com naturalidade.
Como essa utilização do equipamento é possivel?
Para poder voltar a ser utilizado de forma legal, as equipes das universidades e do Instituto Federal do Sul de Minas removem o software que dá acesso ilegal aos satélites e bloqueiam o aparelho, para que ele não possa mais ser utilizado com essa finalidade. A partir daí o aparelho é reconfigurado para funcionar como um minicomputador, com a instalação de um sistema operacional e de softwares educacionais gratuitos.
Considerações finais
Ao que parece, o governo finalmente resolveu pensar que apenas destruir hardware, não so nao resolvia o problema como gerava muito lixo. Que bom que um projeto como esse foi aprovado.
Por fim já falamos em outro artigo sobre o jogo brasileiro projeto relo, leia e aproveite
Sugestões de novos artigos deixe nos comentários.
Fonte – varginha online