Especialistas alertam para o surgimento do malware brasdex, conhecido como virus do pix e que pode capturar suas tranferencias e lhe roubar valores, veja como funciona e como se proteger.
Que a tecnologia facilitou nossas vidas e trouxe novas soluções para melhorar nossa vida, ninguem tem duvidas. E uma dessas novidades que revolucionou nosso dia a dia foi a criação do pix, que nor permite fazer transferencias pessoais gratuitamente,com rapidez e agilidade. Mas como para cada inovação, tambem se inovam as formas de dar golpes, essa semana foi noticiado o surgimento do malware brasdex, tambem chamado de virus do pix, que pode infectar smartphones e fazer com que nossas transferências do pxi sejam desviadas. Entenda melhor o caso a seguir.
O que é o Brasdex, chamado de virus do pix?
Um novo malware (um tipo de vírus), que se instala em celulares Android, tem atacado clientes dos principais bancos brasileiros, como Bradesco, Caixa, Itaú e Nubank — e até a corretora de criptoativos Binance. Ele intercepta transferências via Pix feitas pelos aplicativos das instituições financeiras e altera quem vai receber o dinheiro e até o valor enviado.
O vírus chamado de brasdex foi descoberto no final de 2022 pela empresa de cibersegurança ThreatFabric. De acordo com a organização, os volumes financeiros de ao menos 10 instituições financeiras do país – entre os quais Nubank, Inter, Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Santander e Caixa Econômica –, foram focos dos ataques realizados pelos fraudadores. Segundo o AllowMe, tentativas semelhantes de fraudes têm sido mapeadas com maior frequência nas últimas semanas.
Como esse malware infecta o smartphone e faz o golpe?
Os cibercriminosos buscam contaminar o dispositivo da vítima com o malware através de e-mails, mensagens de WhatsApp, sites maliciosos e SMS. As mensagens geralmente afirmam que o usuário precisa atualizar um programa instalado em seu dispositivo ou preenchimento de formulário.Para agir, o BrasDex abusa de permissões concedidas pelo usuário após a instalação de apps maliciosos, principalmente em relação aos sistemas de acessibilidade do Android. O vírus é capaz de reconhecer elementos da tela e os dados digitados pelo usuário, obtendo suas credenciais de acesso e reconhecendo caminhos, interfaces e, principalmente, o saldo disponível na conta.
Após ser instalado no dispositivo, o malware permite que os usuários visualizem as informações na tela e dados digitados pelos usuários.
“Quando o correntista programa uma transação via PIX, direcionando-a para um de seus contatos, uma nova tela parece carregar, mas trata-se, na verdade, de uma máscara branca, atrás da qual o criminoso está alterando valores e destinatários. Em seguida, o usuário é instado a confirmar a transação, digitando sua senha. Só quando realizada a transferência e emitido o comprovante é que ele se dá conta de que o dinheiro foi para outra pessoa, geralmente um laranja cooptado pela quadrilha.!
Na hora de carregar a página do app do banco para digitar a senha para enviar o pix, o app demora mais que o habitual para carregar a página.Além disso, ele costuma ficar tremendo. Isso ocorre por interferência do vírus que está em ação nesse momento.
A fraude vem na sequência, com a realização de transferências via Pix para contas de laranjas a serviço da quadrilha. Todo o processo é feito remotamente, mas direto no celular da vítima e simulando uma transação feita por ela, que só percebe o problema quando já é tarde demais. De acordo com as informações da ThreatFabric, empresa de cibersegurança responsável pela descoberta do BrasDex, seriam dezenas de contas e diferentes chaves envolvendo CPFs, celulares e e-mails usados pela quadrilha.
Fernando Guariento.
Isso significa que o pix não é seguro?
Não. Os criminosos nao atuam fraudando o pix, eles atuam fraudando seu proprio smartphone. O pix ainda é um dos sistemas mais seguros do mundo. Mas é preciso ter cuidado coms eu smartphone.
Como proteger meu smartphone?
Existem várias maneiras de proteger seu smartphone contra malwares e vírus. Aqui estão algumas dicas úteis:
Mantenha seu sistema operacional e aplicativos atualizados: as atualizações de segurança são frequentemente liberadas pelos desenvolvedores para corrigir vulnerabilidades de segurança. Certifique-se de baixar e instalar as atualizações do sistema operacional e dos aplicativos assim que elas estiverem disponíveis.
Instale um software antivírus: existem várias opções de software antivírus para dispositivos móveis. Escolha um que seja confiável e que tenha uma boa classificação de usuários.
Baixe aplicativos apenas de fontes confiáveis: evite baixar aplicativos de fontes desconhecidas ou não confiáveis. A loja oficial de aplicativos do seu sistema operacional é a melhor opção para baixar aplicativos.
Leia as avaliações do aplicativo antes de instalá-lo: verifique as avaliações e comentários dos usuários antes de baixar e instalar um aplicativo. Isso pode ajudar a identificar problemas de segurança ou outros problemas com o aplicativo.
Não clique em links suspeitos: evite clicar em links de mensagens de texto ou e-mails de remetentes desconhecidos ou suspeitos.
Use senhas fortes e diferentes para suas contas: use senhas fortes e diferentes para cada uma de suas contas para evitar que um invasor acesse todas as suas informações em caso de violação de segurança.
Faça backup regularmente: faça backup regularmente de seus dados importantes para evitar a perda de informações em caso de violação de segurança ou falha do dispositivo.
Seguindo essas dicas, você pode ajudar a proteger seu smartphone contra malwares e vírus.
Considerações finais
Bem pessoal, espero que fiquem alertas para se proteger do chamado virus do pix e que de tudo certo, afinal todo cuidado é pouco.
Por fim ja falamos em outro artigo sobre como ver novelas gratis para quem curte ver novelas no celular.
Sugestões e dicas de outros artigos podem deixar nos comentários