4 táticas para aumentar as conversões e os seguidores nas mídias sociais

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Confira quais as 4 táticas para aumentar as conversões e os seguidores nas mídias sociais, melhorando os resultados das estratégias de marketing de seu negócio.

Aumentar as conversões e os seguidores nas redes sociais exige esforço. Em muitos casos, os resultados de sua campanha não chegam perto de suas expectativas em termos de:

  • Curtidas
  • Tráfego
  • Compartilhamento
  • Engajamento

Isso pode ser devido a algumas técnicas desatualizadas ou porque suas postagens são muito “publicitárias” e não estimulam a interação do público. Neste artigo, vamos dar uma olhada em algumas táticas de mídia social, comumente usadas por marcas de sucesso.

Táticas para aumentar as conversões nas redes sociais

social media

As mídias sociais são os canais essenciais para divulgação de produtos e serviços, conquistar novos clientes, manter os antigos fiéis à marca, realizar o branding da empresa, atingir o maior número de público-alvo possível, entre outros.

Muitas empresas se preocupam com o planejamento financeiro de sua estratégia, tentando minimizar os custos o máximo possível, mas mesmo que as mídias sociais ofereçam ferramentas de alcance gratuitas e plataforma intuitiva, é preciso realizar uma consultoria com profissional ou agência de marketing digital para avaliar sua estratégia, identificar os pontos fracos e fortes, explorar os recursos da melhor maneira para ter sucesso nas redes sociais e conquistar o engajamento e confiança do público.

Mas, para ajudar a identificar o que precisa ser realizado para melhorar suas estratégias, confira a seguir quais as melhores táticas para aumentar as conversões nas redes sociais:

1. Use imagens e conteúdos interativos para desencadear emoções (Marketing de conteúdo)

As imagens dão vida às suas postagens nas redes sociais. Essas imagens estimulam as emoções de seus usuários muito melhor do que o texto. As pessoas compram por motivos emocionais, então usar as imagens certas pode ajudar a gerar conversões mais altas.

De acordo com um relatório da Adobe, postagens de mídia social com imagens criam 650% mais engajamento com a marca do que postagens de texto.

Por sua vez, o Hubspot informa que as pessoas retêm 6,5% mais informações, três dias depois, quando uma imagem faz parte da postagem.

Na verdade, quanto mais, melhor. De acordo com o Facebook, as imagens dos álbuns recebem 12,9 vezes mais cliques do que as postagens de uma única imagem.

Não importa qual plataforma de mídia social você usa para alcançar clientes em potencial. Seja no Facebook, Twitter, Instagram ou Snapchat, certifique-se de usar as imagens certas para ativar as emoções que irão atraí-las para você.

Além das imagens, elabore um conteúdo interativo para que os seguidores e clientes em potencial possam interagir com sua marca, gerando engajamento. Pode ser enquetes sobre produtos e serviços, sobre quais as dificuldades que os clientes possuem de acordo com o seu nicho (por exemplo, você vende produtos de limpeza de pele, pode fazer uma enquete sobre espinhas, oleosidade, etc.), stories com vídeos curtos, promoções, sorteios, entre outros.

2. Não venda, eduque.

Os consumidores online são muito mais espertos. A maneira como eles descobrem novos produtos evoluiu. Hoje eles gostam de interagir com os produtos antes de decidirem pela compra. A última coisa que devemos publicar nas redes sociais é uma mensagem que “empurre” o cliente a comprar.

Uma boa maneira de aumentar as conversões e vender sem ser agressivo pode ser esta:

1. Concentre-se em entender o cliente e o que ele está procurando.

2. Eduque o cliente sobre como seu produto pode ajudá-lo a resolver seus problemas.

Educar com conteúdo tem a ver com o “como”. Sempre seu produto/serviço deve estar acessível para quando o cliente decidir comprar, aí ele colocará seu dinheiro e sentirá que sua empresa se preocupa com ele, não apenas com números. Fator esse, que é essencial para atrair novos clientes e reter os antigos.

A mídia social é um ótimo lugar para educar clientes em potencial sobre tendências e novidades em seu setor, por exemplo.

Pense nisso, com certeza seu produto/serviço pode oferecer conteúdos –com imagens– que eduquem seu público e consequentemente estimulem a compra de uma perspectiva muito mais inbound.

Além disso, não se esquecer de oferecer os canais de atendimento ao cliente, bem como, informar na descrição o número de telefone e site oficial da sua empresa.

3. Ouça seus clientes

Nessa tática, eu realmente gosto do exemplo da Starbucks. Aqui, ouvir a marca vai no sentido de uma nova filosofia «My Starbucks Idea», o canal de sugestões dos clientes da empresa. Esta é uma espécie de “caixa de sugestões” para os 150.000 membros que a franquia de café possui globalmente. Mais do que uma “caixa de sugestões”, é realmente uma comunidade. Os membros da Starbucks interagem, compartilhando ideias com outras pessoas.

Nos últimos sete anos, “My Starbucks Idea” gerou quase 300 inovações. Alguns exemplos são:

  • Wi-fi grátis ao realizar o check-in
  • Dicas digitais
  • Limonada de Chá Verde e Pêssego

Quando você presta atenção aos seus clientes, eles se conectam com você. Eles escrevem sobre você. Eles contam aos amigos sobre sua empresa. Eles fazem o melhor marketing – boca a boca e de graça.

Inclusive, muitas marcas são divulgadas diariamente por perfis, sem que empresa tenha que pagar por isso. Por exemplo, um seguidor de seu perfil adquire o produto que sua empresa vende, ao gostar do item, o cliente divulga em seu canal digital um stories ou foto, e marca o perfil de sua empresa.

O mesmo acontece quando um cliente frequenta restaurante, onde publica uma foto de sua refeição e marca o local onde está curtindo com os amigos.

4. O conteúdo gerado pelo usuário é o novo rei

O conteúdo gerado pelo usuário é a melhor maneira de ganhar a lealdade do cliente em potencial. É outro aprendizado com o exemplo “Minha ideia Starbucks “.

instagram redes sociais

Além disso, o conteúdo gerado pelo usuário promove o marketing boca a boca gratuito. Sua estratégia deve estimular seus clientes a criar conteúdo. Feito isso, isso trará visitantes à sua presença digital como nunca antes.

Outro grande exemplo disso é GoPro. Seu produto é literalmente uma máquina de criação de conteúdo.

O público da GoPro está muito entusiasmado com a promoção da marca. Isso lhes dá um nível invejável de engajamento e lealdade do cliente. Clientes em todo o mundo compartilham imagens e vídeos feitos com seus dispositivos GoPro. Eles usam a hashtag #gopro no Instagram e no Twitter. A GoPro se encarrega de retuitar o melhor conteúdo.

Ou seja, como no tópico mencionado anteriormente, os clientes podem divulgar sua marca em seu perfil nas redes sociais, mas para isso, é preciso pensar em fornecer conteúdo interativo, trabalhar o perfil de sua empresa constantemente, além de publicar em suas páginas profissionais a divulgação realizada pelo cliente, como exemplo, a foto em que está com o seu produto, etc.

Com essas 4 táticas simples, você pode melhorar os resultados de suas campanhas nas redes sociais e atrair novos seguidores.

Já falamos em outro artigo sobre como entrar no instagram se ele estiver com problemas, sugiro leitura do artigo ok?

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Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

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