Como descobrir se o meu celular é pirata? Confira cuidados ao comprar!

Quero descobrir se o meu celular é pirata, veja o que fazer e como saber isso, confira dicas!

A Anatel possui um sistema em parceria com as operadoras de telefonia móvel para identificar aparelhos falsos e irregulares que estão em circulação. Dessa forma, quem possui um aparelho que está com seu número original danificado ou não cumpre as normas da Anatel, poderá ter o celular bloqueado. Saiba aqui como não cair em golpes no momento de comprar o aparelho.


Anatel bloqueará celulares piratas

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já começou a alertar os usuários de celulares de dez estados, alertando sobre o bloqueio de celulares piratas. Estes aparelhos não possuem o certificado da entidade ou o IMEI (número único de identificação do aparelho) seja clonado ou adulterado.

Em quais estados a medida está valendo?

A Anatel começou a realizar o procedimento por dez estados brasileiros, das regiões Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oeste, incluindo Acre, Espirito Santos, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Tocantins, Rio Grande do Sul, Paraná e São Santa Catarina. Ou seja, todos os três estados do Sul estão inclusos, enquanto o Nordeste é a única região ainda sem o controle.Mas isso deve mudar em breve.

descobrir se o meu celular é pirata

Como é a mensagem?

Quem estiver com o celular em situação irregular em um destes dez estados citados, receberá uma mensagem do número 2828, com texto sobre a lei 9.472 e com um prazo especifico de que o aparelho deixará de funcionar. Os bloqueios vão começaram 8 de dezembro 2018, e desde então muita gente ja teve problemas. A seguri veja como saber se voce esta com tudo em dia.

Como descobrir se o meu celular é pirata?

De acordo com informações da Anatel, para saber se o aparelho é verdadeiro basta identificar o selo da Agência, confirmando a sua procedência. Essa dica também vale para o momento que for realizar uma compra. Também é recomendado verificar o IMEI. Ligue para o número *#06# e confira se os números são iguais. Isso já é um forte indicativo se esta tudo ok ou não.

Onde encontrar o IMEI?

O IMEI é considerado o CPF do seu celular. Ele serve para identificar o aparelho no momento em que utiliza as redes de telefonia, seja para acessar a internet ou para fazer ligações, também é com ele que acontece o bloqueio de aparelhos roubados. O IMEI é indicado na caixa do aparelho, então confira esta informação no momento de comprar o celular.

Outras importâncias do IMEI

Com ele poderá identificar o tipo do aparelho, a data do lançamento, o modelo da bateria, a capacidade de processamento e outras informações do celular. Ele é mais importante do que parece ser.E pode ser a diferença entre ter algo seguro certificado ou não.

Como evitar problemas?

Para evitar problemas com celulares falsos o ideal é comprar em lojas credenciadas e com procedência. Se for comprar um celular fora do país, tome cuidado e confira se a Anatel reconhece o aparelho como original, ou ele poderá não funcionar no Brasil. Além de ficar inviável ter qualquer tipo de garantia de fabricante se o mesmo der defeito.

Celulares falsos

Normalmente os aparelhos falsos são mais frágeis do que os originais. Também não possuem marcas e contam com sistemas operacionais pouco convencionais, que geralmente dão problema e travam. Outros celulares falsos são basicamente cópias de modelos famosos, mas sem a mesma qualidade dos smartphones originais. No momento de comprar fique atento aos detalhes, para não perder dinheiro comprando um produto pirata.

Ja falamos em outro artigo sobre o procon suspender a venda de iphone sem carregador, leia e saiba tudo

Por fim deixe suas sugestões nos comentários

Gostou do artigo? Mande para os amigos:
Avatar de Leonardo Caprara

Leonardo Caprara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *