Como descobrir se o meu celular é pirata? Confira cuidados ao comprar!

Compartilhe

A Anatel possui um sistema em parceria com as operadoras de telefonia móvel para identificar aparelhos falsos e irregulares que estão em circulação. Dessa forma, quem possui um aparelho que está com seu número original danificado ou não cumpre as normas da Anatel, poderá ter o celular bloqueado. Saiba aqui como não cair em golpes no momento de comprar o aparelho.

Anatel bloqueará celulares piratas

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já começou a alertar os usuários de celulares de dez estados, alertando sobre o bloqueio de celulares piratas. Estes aparelhos não possuem o certificado da entidade ou o IMEI (número único de identificação do aparelho) seja clonado ou adulterado.

Em quais estados a medida está valendo?

A Anatel começou a realizar o procedimento por dez estados brasileiros, das regiões Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oeste, incluindo Acre, Espirito Santos, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Tocantins, Rio Grande do Sul, Paraná e São Santa Catarina. Ou seja, todos os três estados do Sul estão inclusos, enquanto o Nordeste é a única região ainda sem o controle.

celular pirata

Como é a mensagem?

Quem estiver com o celular em situação irregular em um destes dez estados citados, receberá uma mensagem do número 2828, com texto sobre a lei 9.472 e com um prazo especifico de que o aparelho deixará de funcionar. Os bloqueios vão começar no dia 8 de dezembro.


Como identificar celulares piratas?

De acordo com informações da Anatel, para saber se o aparelho é verdadeiro basta identificar o selo da Agência, confirmando a sua procedência. Essa dica também vale para o momento que for realizar uma compra. Também é recomendado verificar o IMEI. Ligue para o número *#06# e confira se os números são iguais.

Onde encontrar o IMEI?

O IMEI é considerado o CPF do seu celular. Ele serve para identificar o aparelho no momento em que utiliza as redes de telefonia, seja para acessar a internet ou para fazer ligações, também é com ele que acontece o bloqueio de aparelhos roubados. O IMEI é indicado na caixa do aparelho, então confira esta informação no momento de comprar o celular.

Outras importâncias do IMEI

Com ele poderá identificar o tipo do aparelho, a data do lançamento, o modelo da bateria, a capacidade de processamento e outras informações do celular. Ele é mais importante do que parece ser.

Como evitar problemas?

Para evitar problemas com celulares falsos o ideal é comprar em lojas credenciadas e com procedência. Se for comprar um celular fora do país, tome cuidado e confira se a Anatel reconhece o aparelho como original, ou ele poderá não funcionar no Brasil.

Celulares falsos

Normalmente os aparelhos falsos são mais frágeis do que os originais. Também não possuem marcas e contam com sistemas operacionais pouco convencionais, que geralmente dão problema e travam. Outros celulares falsos são basicamente cópias de modelos famosos, mas sem a mesma qualidade dos smartphones originais. No momento de comprar fique atento aos detalhes, para não perder dinheiro comprando um produto pirata.


Compartilhe

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

Nome *
Email *
Site