Automação: veja tudo que ela pode fazer por voce!

Assistentes virtuais, leds inteligentes, caixas de som inteligente, veja como a automação está cada vez mais presente para facilitar nosso dia a dia!


O conceito de automação diz que este é um processo que utiliza recursos computadorizados que facilitam o trabalho e otimizam o tempo gasto. A ideia é usar disso para melhorar o ambiente, de modo que não haja erros humanos.

Há alguns tipos de automação existentes atualmente, porém focaremos especialmente em dois: o industrial e o residencial.

A automação industrial visa melhorar os processos produtivos através do controle de mecanismos. Ela integra duas áreas: eletrônica e mecânica. Que, por sua vez, ajuda a aumentar a produtividade e a segurança para as indústrias. Dentro desse estilo de automação, ainda há mais duas vertentes: a fixa e a programável. A primeira favorece uma produção uniformizada e em grande quantidade, já que a configuração de controle não pode ser alterada depois da criação. E a última é ideal para as indústrias que trabalham com diversos produtos finais, uma vez que é possível a reprogramação do software e do equipamento.

Além da industrial, a automação residencial também vem fazendo sucesso. Sua concepção fala na composição de distintos elementos que quando são modernizados e unificados aumentam o conforto para o lar. Funcionando através da tecnologia de aplicativos, você consegue controlar a iluminação, temperatura, abertura de portões, escolher o que vai assistir entre outras coisas que são possíveis.

Automação e sua funcionalidade no dia-a-dia

automacao

A casa inteligente veio para ficar e se tornar uma aliada de quem faz uso dessa tecnologia. Os dispositivos de automação ajudam tanto o ambiente caseiro quanto profissional. Os benefícios são diversos, dentre eles: maior produtividade e menos custos para as empresas, enquanto para as casas: economia, praticidade, reforço na segurança.

Um exemplo de dispositivo para as casas é o sistema Moen Shower. Ele apresenta o conceito de “automação residencial” em sua essência. Esse agrupamento de peças cuida da parte hidráulica da casa e quando instalado, o uso de registros para o acionamento da água não se torna necessário. Sendo assim, a automação toma conta disso quando o comando para que a água funcione é feito por voz. E além disso, para cada morador da casa, o sistema é ajustado a seu gosto. Ou seja, um serviço personalizado e individual. Esse ajuste pessoal pega como parâmetro a temperatura ideal da água e sua pressão que a pessoa gosta e deixa registrado para quando houver o comando por voz dela, o chuveiro liga automaticamente de acordo com o que foi registrado no seu sistema.

A automação vem se tornando uma amiga de todos. A tendência é ser cada vez mais aceita, fazendo com que ela seja algo imprescindível em um futuro não tão distante. Seu funcionamento é um bem social para todos, indo de setores pessoais e empresariais. Conforme o tempo vai passando, sua evolução vai levando-o para uma situação de necessidade total, uma vez que seus benefícios – já citados – se tornam ainda mais úteis para cada pessoa que o usa.

Gostaram das informações? Novidades iremos adicionar na materia em breve!

automação
Gostou do artigo? Mande para os amigos:
Avatar of Junior Silveira

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *