Celular Seguro – Governo lança app para bloquear celular roubado!

Confira como vai funcionar o aplicativo celular seguro, lançado pelo governo para voce bloquear seu celular mesmo se ele tiver sido roubado.Veja como baixar e como funciona.


Como forma de combater a incidência de um dos crimes mais comuns em nossa sociedade hoje, o roubo de celulares, nesta terça-feira (19), o Executivo Federal, em colaboração com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), apresenta o aplicativo “Celular Seguro”. Essa solução tem como objetivo bloquear instantaneamente o acesso a dispositivos que foram alvo de furto ou roubo em todo o território nacional.

Aplicativo celular seguro – do que se trata?

Podemos dizer que o propósito do aplicativo é facilitar a comunicação de roubos, furtos e perdas de celulares a terceiros. Para isso, os usuários registram seus telefones nos dispositivos de pessoas confiáveis, que têm a capacidade de realizar o bloqueio em situações de furto ou roubo.

Celular Seguro - Governo lança app para bloquear celular roubado!

Dessa forma, será possível bloquear não apenas o celular, mas também o chip, o que, consequentemente, evitará o recebimento de mensagens de texto. Essa medida é crucial, uma vez que a alteração de senhas em redes sociais, por exemplo, frequentemente ocorre por meio de SMS.

Embora o aplicativo ofereça essas funcionalidades, é importante ressaltar que ele não substitui a necessidade de comunicar as autoridades policiais, as operadoras de telefonia e as instituições financeiras em casos de furto ou roubo.

“O aplicativo funciona como um atalho, um botão de emergência”, afirmou à CNN o secretário-executivo do MJSP, Ricardo Capelli.

Empresas e Bancos apoiam a iniciativa

A iniciativa conta com a colaboração de entidades e empresas importantes, incluindo Anatel, Febraban, ABR Telecom e bancos como Caixa, Inter, Banco do Brasil, Bradesco, Sicredi e Sicoob, com potencial para futuras expansões e integrações de outras empresas;

Mas e se a pessoa que escolhi bloquear o meu celular contra minha vontade?

Questionado pela reportagem sobre o risco de ter o celular bloqueado contra a vontade, Cappelli afirmou que a responsabilidade de escolher pessoas confiáveis caberá ao dono do celular.

Como baixar o aplicativo celular seguro?

A partir de amanhã voce poderá baixar na loja de apps do seu smartphone Android ou iPhone. O Celular Seguro chega, na quarta, às lojas oficiais da Apple, App Store, e do Google, Play Store, em smartphones Android. Já na terça, será possível fazer o cadastro no projeto em link divulgado durante o lançamento.

Como usar o aplicativo?

É tudo muito simples. Após concordar com os termos de uso, a etapa inicial consistirá em incluir as pessoas de confiança. Para isso, o proprietário do celular deverá fornecer o nome completo, CPF, número de telefone e e-mail do contato.

A pessoa designada como confiável receberá uma notificação e terá a capacidade de visualizar o celular cadastrado diretamente no aplicativo. Através do ícone do smartphone registrado, essa pessoa terá acesso ao botão de emergência.

Além disso, o dono do celular terá a opção de bloqueá-lo pela internet, utilizando o sistema gov.br.

O procedimento inicial envolve a seleção do smartphone a ser bloqueado, seja o próprio dispositivo ou um dos aparelhos de confiança. Em seguida, ao surgir o pop-up na tela, a pessoa deve clicar na opção “Alerta”, identificada por um triângulo amarelo.

Posteriormente, será necessário indicar se o ocorrido foi uma perda, roubo ou furto, especificando a data e o local do incidente. Após o registro, o aplicativo fornecerá um número de protocolo, crucial para futuros atendimentos junto ao Ministério da Justiça, Anatel, operadoras ou instituições bancárias.

As entidades envolvidas como bancos e operadoras, receberão o alerta e se comprometem a bloquear todas as contas associadas ao dispositivo extraviado em um prazo de até dez minutos.

Video sobre o app celular seguro

Confira mais informações:

Considerações finais

Bom, , o celular seguro aplicativo não deixa de ser uma iniciativa interessante, mas se vai funcionar mesmo, ainda não ha como saber, torcemos para que sim

Por fim ja falamos em outro artigo sobre onde comprar iPhone barato, leia e fique por dentro.

Sugestões e dicas podem ser deixadas nos comentários

Receba nossas novidades antes de todo mundo:

celular seguro
Gostou do artigo? Mande para os amigos:
Avatar de Junior Silveira

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos selecionados para você: