Você está querendo comprar um celular usado em 2024? Confira dicas para adquirir um aparelho seminovo e evitar prejuízos!
Na hora de comprar celular, muita gente tem preconceito em comprar um celular usado e normalmente optam por um modelo novo, pois as lojas apostam em preços acessíveis e parcelam em até 10 vezes sem juros. Em alguns casos, no entanto, a vontade de fazer economia é tão grande que o consumidor resolve comprar um gadget usado que mesmo que não seja o mais moderno e rápido, consiga rodar seus aplicativos mais utilizados.
Leia tambem – conheça o golpe da doacao de shitzu que rouba dados do whatsapp e facebook
A procura por celular usado em bom estado aumentou consideravelmente no Brasil, principalmente depois que a crise se instalou no país. Entre janeiro e junho de 2015, a venda de eletrônicos seminovos cresceu 116%, de acordo com um levantamento do IBOPE. Entre os produtos usados mais procurados dessa lista, a liderança ficou com o smartphone.
Dicas antes de comprar celular usado
O consumidor não deve considerar apenas o preço antes de comprar um celular usado. Ele também deve analisar o aparelho e verificar se não há algum defeito capaz de comprometer o desempenho. Se esse tipo de cuidado não for tomado, o barato pode sair caro.
Veja a seguir uma seleção de dicas para comprar celular usado com segurança:
1 – Não compre sem nota fiscal
Antes de adquirir um smartphone usado, veja se o mesmo apresenta nota fiscal origina. Esse documento não serve apenas para comprovar a compra de forma legal. Ele também garante cobertura da assistência técnica.
Caso o vendedor não tenha a nota em mãos, peça para que ele retire uma segunda via do documento na loja onde o aparelho foi comprado.
2 – Desconfie de um preço muito baixo
O celular usado está sendo vendido por um preço muito abaixo da média? Desconfie. Isso pode ser sinal de que o gadget está com algum defeito ou que seja algum golpe.
3 – Analise o estado do aparelho
Um smartphone usado normalmente não apresenta uma aparência intacta. Na maioria das vezes, sua tela tem pequenos riscos que interferem apenas na estética, não na funcionalidade.
Riscos pequenos e quase imperceptíveis não inviabilizam uma compra. Fique atento, no entanto, aos celulares que apresentam algum tipo de amassado, pois esses sim podem ter sofrido algum dano interno.Tente ver se ha bolhas no cantinho da tela, pois podem indicar que o smartphone ja caiu na agua e pode estar danificado por dentro.
4 – Conheça o histórico do celular
Durante a negociação, procure conhecer detalhes sobre o histórico do celular usado. Veja se ele já apresentou algum problema ou foi encaminhado para assistência técnica. Procure se informar também sobre a vida útil da bateria.
5 – Leve em conta as funcionalidades
Um celular não deve ser comprado apenas porque é bonito e barato. Ele também deve oferecer as funcionalidades que o consumidor espera, como rapidez para navegar na internet, câmera boa, acesso ao wi-fi, entre outros recursos. Lembre-se de testar todas as funções do aparelho antes de fechar negócio.
6 – Peça todos os acessórios originais
Todo celular acompanha acessórios, como carregador, fone de ouvido, cabo de dados e manual de instruções. Exija esses itens do vendedor. Caso o proprietário tenha substituído algum acessório, procure conhecer os motivos.Evite itens xingling , por que nem sempre essa subtituicao vale a pena ok?
Onde comprar celular usado mais barato?
Na loja Trocafy voce encontra otimos aparelhos certificados, clique e confira:
E aí? Ficou alguma dúvida sobre como comprar celular usado com segurança? Deixe um comentário com a sua pergunta.
Por fim, já falamos aqui também sobre como comprar celular na black friday, sugiro a leitura do artigo!
Sugestões, deixe nos comentários!Caso possuam novas
bom o seu artigo