Como escolher o melhor antivírus?


Quando chega a hora de escolher um software para usar como segurança de nosso sistema operacional do computador, é preciso entender algumas questões para não baixar qualquer programa e acabar desprotegido ou até trazendo malwares para o seu computador! 

O antivírus é responsável por fazer escaneamentos periódicos em sua máquina verificando todos os arquivos presentes com o intuito de eliminar qualquer praga digital que possa danificar o equipamento – além de bloquear instantaneamente qualquer vírus ou trojan identificado ao tentar baixar algum arquivo malicioso. 

Mesmo que o arquivo não contenha algum malware explícito, só de apresentar suspeitas no programa de antivírus já é impedido de ter acesso às informações do sistema como forma de precaução. Quer saber como e por que isso acontece? Continue acompanhando este conteúdo. 

Como o antivírus funciona?

Como escolher o melhor antivírus

Para melhor compreensão podemos dizer que o antivírus é como uma rede, tendo a responsabilidade de filtrar arquivos e capturar todos os que foram desenvolvidos por programadores mal intencionados – impedindo então a ação de tudo que possa danificar o computador. 

Essa rede é capaz de proteger a máquina de sites infectados, arquivos corrompidos ou dispositivos externos – como, por exemplo, HD e pen drive – que estejam contaminados com trojans, malwares e qualquer outra ameaça virtual!

Entende-se então que seu antivírus basicamente serve para identificar e deter os vírus invasores do sistema operacional – independente de qual programa seja escolhido, podendo ser de um pacote mais básico e gratuito ou o mais completo e pago.

O melhor de tudo é que esse tipo de programa tem o próprio banco de dados. Isso quer dizer que o próprio antivírus consegue ter informações sempre atualizadas sobre as ameaças encontradas na rede digital. 

Por contar com essas informações disponíveis, o próprio antivírus realiza uma comparação para detectar a presença de invasores em sua máquina e, caso algum programa malicioso tente alterar o sistema, consegue reconhecer esse comportamento e bloquear imediatamente a ação.

 

Mas e se o malware não for identificado?

Provavelmente você deve estar se perguntando o que acontece quando um arquivo age de modo suspeito ou não é identificado pelo banco de dados do antivírus. Achou que não existia solução para isso? Se a resposta for “sim”, você está enganado. 

Todo antivírus trabalha com a opção da quarentena – usada quando o programa de segurança não consegue identificar ao certo se está lidando com algum tipo de praga e manda o arquivo suspeito para o que podemos reconhecer/imaginar como “prisão”.

Esse arquivo não tem acesso a nenhuma informação da máquina e fica isolado até que seja reconhecido por alguma atualização nas “fichas” das ameaças.

Já deu pra ver que o antivírus tem tudo que é preciso para garantir que cibercriminosos não tenham sucesso em conseguir afetar seu sistema operacional. Vale lembrar também que esses programas eliminam todas as brechas que o sistema possa ter.

Fica claro então que, mesmo sendo cauteloso com o que você vai acessar na internet, o antivírus não é dispensável. 

No entanto, também ressaltamos que mesmo tendo o melhor antivírus de todos com base em sua opinião e seus conhecimentos sobre o segmento, evitar comportamentos de risco quando estiver navegando e buscar se manter sempre informado sobre segurança digital são medidas essenciais para manter seu computador fora de riscos.

 

O que o vírus pode fazer no meu computador?

Vírus de computador é nada mais nada menos do que um programa ou trecho de código projetado para danificar seu PC. 

É capaz de corromper diferentes arquivos de qualquer sistema – desde a utilização de recursos, destruição de dados e qualquer outra ação que prejudique o bom desempenho da máquina e a navegabilidade do usuário. 

Como escolher o melhor antivírus

Mas isso não é o pior! O problema todo é que os vírus podem se auto replicar e assim conseguem gerar auto-cópias para outros arquivos, drives e computadores sem consentimento dos usuários responsáveis (são uma espécie de doença contagiosa virtual). 

Os impactos causados em seu computador vão depender diretamente do propósito com qual o programa ou trecho de código foi desenvolvido. Por exemplo, você deve conhecer o cavalo de tróia, não é?

Este é um dos malwares mais conhecidos. Passando-se por programas aparentemente inofensivos, os usuários acabam realizando a instalação de arquivos que contém essa praga sem saber disso. Então, é assim que esse vírus consegue coletar informações, configurar brechas em sua segurança e até ter o controle total do computador, impedindo que seja possível acessá-lo novamente.

 

Como saber que o meu computador está com vírus?

Como qualquer erro por parte da máquina já nos faz pensar que o computador foi infectado por vírus, fica um pouco difícil de saber quando algo está errado realmente. Para tirar dúvidas, é interessante verificar primeiro se o seu computador está atualizado!

Caso você identifique que a atualização está em dia, fazer uma limpeza e perceber computador continua apresentando alguns erros fora do comum, a solução é tomar medidas para eliminar as pragas virtuais e outras ações – garantindo assim que sua máquina está segura. 

Portanto, fique atento aos sinais mais comuns que podem te ajudar a saber logo de cara se o seu computador está de fato infectado ou apenas desatualizado. Para te ajudar nessa questão, temos aqui uma lista com os principais sintomas de um computador infectado por vírus:

  • Processamento do computador e internet mais lentos;
  • E-mails que você não enviou em sua caixa de saída;
  • Ações com falta de comando ou resposta – como quando o computador para de responder aos seus cliques, começa a abrir arquivos por conta própria, desliga sozinho ou começa agir como se uma tecla tivesse sido pressionada quando nada foi acionado;
  • Mensagens de erro;
  • Anúncios contendo publicidade incomum;
  • Presença de arquivos que você não baixou ou falta de arquivos que você baixou;
  • Problemas no hardware ou acessórios. 

DICA: Como nem sempre o computador vai apresentar sintomas que está infectado por vírus ou malwares, faça buscas periódicas com seu antivírus (utilizando a função scanner) para certificar-se de que seu computador está realmente limpo! 

Isso acontece porque as pragas podem ser programadas para que tenham ações discretas. 

 

E, afinal, Como escolher o melhor antivírus?

Nunca tome a decisão de baixar um antivírus do primeiro site que encontrar ou após a primeira recomendação que receber. É importante conhecer melhor suas opções, procurando saber inclusive sobre a experiência da empresa responsável pelo software.

Se você estava pensando “como posso proteger meu computador contra vírus?” por reconhecer que não é possível tentar evitar vírus sozinho e não sabe qual programa de antivírus escolher, precisa conhecer as marcas disponíveis. 

Procure por empresas com especialidade e experiência no assunto e que disponibilizam sistemas completos – desenvolvidos especialmente para garantir o melhor desempenho de sua máquina sem correr o risco de sofrer danos causados por qualquer vírus. 

Navegando pelos sites você pode conferir nossos serviços e encontrar opções de antivírus grátis, antivirus Mac e antivírus para windows. 

Atente-se em procurar saber sobre a finalidade do antivírus, já que existem versões domésticas e outras corporativas. Portanto, se quer antivírus para computadores usados com fins pessoais, opte por programas como o antivírus NOD32 (que é definido como doméstico). Já se você busca por um antivírus para computadores de empresas ou usados com fins comerciais, procure por versões de antivírus corporativo!

Bom pessoal, esperamos que curtam todas essas informações.

Já falamos em outro artigo sobre como assistir a fazenda 14 pelo celular.

Receba nossas novidades antes de todo mundo:

Como escolher o melhor antivírus

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *