Como proteger os dados do celular em caso de roubo?


Veja as ações a se tomarem indicadas por especialistas de como proteger os dados do celular em caso de roubo, confira!

Atualmente, a crise a violência nas cidades, tem feito com que os roubos de celulares se torne mais e mais frequentes. E apra além do prejuízo com a perda do aparelho, hoje as pessoas se preocpuam com os dados presentes no smartphone como fotos, videos e principalmente, seus aplicativos bancários. Muitas noticias tem sido veiculadas na imprensa, sobre casos de pessoas que horas após o roubo do celular tiveram suas contas bancárias acessadas ou mesmo os dados de cartão de crédito utilizado em sites e compras fraudulentas. O que era um simpels roubo de um aparelho, vira uma enrome dor de cabeça. É por isso que no artigo de hoje, vamos te explicar como proteger os dados do celular em caso de roubo e o que podemos fazer para evitar esses problemas. Acompanhe e proteja-se!

Como proteger os dados do celular em caso de roubo?

proteger os dados do celular em caso de roubo

Bom, para não agir como a maioria que so faz algo depois que o problema ocorre, primeiro vamos mostrar o que fazer como prevenção. Existem várias ações que podemos tomar e agir antes do roubo ocorrer:

Use Senhas Fortes e não salve nos apps

Muitas pessoas por poura preguiça, colocam senhas super simpels em apps e no próprio smartphone. Isso acaba facilitando e muito a vida dos ladrões, que acabam acessando seus dados bancarios e apliativos importantes de redes sociais. Outro problema é que muita gente deixa a senha salva. Ou seja, se eles passarem pelo bloqueio do celular, a conta bancaria está aberta para fazerme o que bem entenderem. Nunca deixe a senha salva nos apps de banco ou mesmo nubank,  picpay, dotz e coisas do tipo.

Descubra e anoteo Imei do celular

Todos os aparelhos têm um código contra roubos chamado IMEI – (International Mobile Equipment Identify), que pode ser encontrado na nota fiscal, na caixa ou sob a bateria do aparelho. Assim que seu celular for comprado, descubra e anote esse número em um lugar seguro. Outra forma de descobri-lo é digitar *#06# e o numero aparecerá.

Com este número em mãos, esta é a forma mais rápida de bloquear um celular roubado. Após este procedimento, faça um boletim de ocorrência (BO) na Polícia Civil para provar que, caso ele seja usado de forma ilícita, ele não está mais sobre seus cuidados. Feito isso, o próximo passo é ligar ou comparecer a uma loja de sua operadora com os números de BO e IMEI em mãos para bloquear o telefone e o chip.

Desbloqueio por impressão digital

Ative o recurso de desbloqueio por digital, pois dessa forma você difuclta que o ladrão tenha acesso aos dados no celular, afinal ele não terá sua digital com ele.Quanto mais bloqueios e camadas de segurança, tanto melhor

Recurso de Localização Digital

Seja no iphone, seja no android, deixe os recursos de localização sempre ativos! Isso ajuda na tentativa de encontrar o aparelho após o roubo. Sem isso ligado, o telefone literalmente ja era, impossível recuperar. No caso do iphone, voce consegue até zerar o telefone a distancia, para que eles nao fiquem com seus dados. O android tambem tem recursos parecidos. Normalmente o ladrão arranca o chip e formata o celular, mas não custa tentar não é mesmo?

Usa cartão de memoria SD? Proteja-o

No próprio celular é possível optar por criptografá-lo. Basta ir em ‘configurações’ e ‘codificar o cartão’ ou ‘codificar armazenamento’. Dessa forma, quando o criminoso resetar o aparelho, o conteúdo dele não será mais acessível. Lembrando que voce também não conseguira mais acessar se conseguir alguma conexão.

Fui roubado(a) –  e agora?

O primeiro passo é entrar no site da Polícia Civil e fazer o seu boletim de ocorrência.

Ter o IMEI  que mencionamos ali em cima em mãos vai ajudar. Com o número do B.O. em mãos, o próximo passo é ligar para a sua operadora e pedir para eles realizarem o bloqueio do IMEI do seu celular.

Se você desconfia que os ladrões possam acessar seus apps de banco, entre em contato com o banco passando o BO e desautorizando o acesso do aparelho.Você pode ate pedir para bloquear sua conta devido ao roubo

Considerações Finais

Bom pessoal, esperamos que as informações sejam uteis já que infelizmente ninguém está a salvo de passar por algo do tipo.

Por fim já falamos em outro artigo sobre o preço do celular chaume, leia e aproveite!

Sugestões de novos artigos deixe nos comentários!

Referências – A gazeta

Gostou do artigo? Mande para os amigos:

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *