Criação de sites: o que é um site institucional?


Se o seu negócio não tem um site institucional, você pode estar perdendo muitas oportunidades de vendas para os seus concorrentes. Mas, afinal, o que é um site institucional? 

As pessoas definitivamente vêm utilizando com maior frequência a internet e por períodos mais longos, principalmente quando se trata de jovens adultos e adultos. 

A geração atual é conhecida pelo grande avanço da internet e isso ainda irá evoluir muito nos próximos anos. 

A grande questão é que as empresas precisam ter um site para que sejam encontradas na internet. Afinal de contas, os consumidores estão fazendo pesquisas sobre produtos e serviços e querem encontrar soluções para os seus problemas. 

No entanto, por mais incrível que pareça, muitos negócios ainda não possuem site e estão perdendo espaço no mercado para seus concorrentes. 

Não são apenas lojas que precisam ter lojas virtuais, ou profissionais que precisam ter portfólio online. Qualquer tipo de negócio que tenha público na internet, deve ter pelo menos um site institucional. 

Se você quer saber mais sobre o que é um site institucional e por que é tão importante ter um, continue a leitura e confira! 

 

Afinal de contas, o que é um site institucional?

Um site institucional nada mais é do um site que é desenvolvido especialmente para atender as necessidades da empresa e dos seus clientes. 

 

Esse tipo de site é feito com o objetivo de apresentar a empresa, seus trabalhos realizados, depoimentos de clientes e assim por diante.

 

Por mais que algumas pessoas pensem que não precisam ter um site, já que podem se comunicar com o seu público-alvo através das redes sociais, é importante deixar claro que sim, os sites continuam a ser extremamente importantes para as empresas. 

 

Esse é o principal canal de comunicação para negócios que desejam ser encontrados na internet. 

 

Dito isso, no momento de criar o seu site institucional, é muito importante que ele contenha as seguintes características: 

 

1. Conteúdo atualizado

 

Você não vai querer que potenciais clientes entrem no site e encontrem informações desatualizadas, como número de telefone, história da empresa e assim por diante. 

 

Inclua e mantenha o conteúdo atualizado não somente para que os visitantes do seu site entrem em contato com você, mas também para que eles sejam conquistados, já que informações desatualizadas não transmitem uma imagem profissional.

 

2. Site rápido e informações objetivas

 

Um fator extremamente importante para qualquer tipo de site é a sua velocidade de carregamento de página. 

 

Se uma página demora para carregar, pode ter certeza de que os visitantes do sites irão embora e pior, vão encontrar os sites dos seus concorrentes. 

 

Para conseguir isso, é muito importante que o site institucional tenha um design “clean”, apenas com as informações que os visitantes precisam. 

 

Também é importante tomar cuidado com o tamanho das imagens e a quantidade de outros tipos de conteúdo, como vídeos, por exemplo. 

 

Além disso, o site deve ter informações objetivas. Ou seja, deve entregar o que o usuário precisa. 

 

Por exemplo, se você quer que as pessoas acessem o site e encontrem um formulário para solicitar orçamento, é importante colocar um botão com CTA (chamada para ação) nele. 

 

Quanto mais fácil for para o seu público-alvo encontrar o que precisam, mais rápido você poderá convertê-los para clientes. 

 

3. Conteúdo relevante

Mais uma vez, você precisa oferecer o que os seus potenciais clientes desejam. Por exemplo, se o seu público-alvo prefere um conteúdo menos técnico, não adianta escrever textos e mais textos no seu site que dificultem o entendimento deles. 

 

Tenha em mente que por mais que o seu site institucional esteja representando a sua empresa, ele deve ter o objetivo de conquistar os seus visitantes. 

 

Afinal de contas, você quer ser encontrado na internet para obter mais vendas ou outros tipos de conversões. 

 

4. Foco na otimização de sites (SEO)

Se você quer que as pessoas encontrem o seu site ao fazerem buscas em mecanismos de pesquisas, como o Google, é muito importante que invista em SEO. 

 

Claro, você também pode investir em tráfego pago (Google Ads), mas também é necessário que dedique-se ao posicionamento orgânico (não pago).  

 

Para fazer isso, é necessário aplicar as técnicas de SEO ao seu site institucional. Vale dizer que existem diversas técnicas, portanto, pode ser que você precise da ajuda de um profissional para que o seu site seja otimizado e consiga bons resultados.

Conclusão 

Ter um site institucional é algo essencial para qualquer tipo de negócio que deseja ser encontrado na internet. 

 

Porém, também é muito importante que ele seja desenvolvido de forma profissional, já que estamos falando de um site que irá representar a sua empresa. 

 

Tenha em mente que o site precisa atender às necessidades do negócio, mas também deve entregar o que os visitantes da página estão em busca. 

 

Esperamos que agora esteja mais o que é um site institucional e por que a sua empresa precisa ter um o mais rápido possível! 

 

Gostou do artigo? Mande para os amigos:

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *