Descobrir operadora de quem liga: aprenda já!

Você está querendo descobrir operadora de quem liga? Pois saiba que isso é possível. O passo a passo para obter essa informação é bem simples e iremos explicar, com detalhes, ao longo da matéria. Confira!


No Brasil, há basicamente cinco operadoras: Vivo, Tim, Claro, Oi e Nextel. Descobrir qual é a empresa de telefonia responsável por uma determinada linha telefônica ajuda a fazer economia, afinal, quando a operadora é a mesma, o custo das ligações fica mais em conta.

Leia tambem – veja como fazer fotos dançarem no face dance app

Descobrir operadora de quem liga: aprenda já

Como descobrir a operadora de quem liga?

Todo mundo, pelo menos uma vez na vida, já recebeu uma ligação e ficou em dúvida sobre qual a operadora responsável pelo chip. Perguntar individualmente para cada contato é uma tarefa trabalhosa, por isso é mais viável realizar uma consulta pela internet.

Quase sempre, identificamos a operadora através dos dígitos iniciais do número do celular. No entanto, essa estratégia nem sempre funciona, principalmente por causa do serviço de portabilidade numérica.

Para evitar erros, a melhor opção é contar com a ajuda da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom).

Consultar número de telefone online

A ABR Telecom é a entidade responsável por administrar os serviços de portabilidade numérica no Brasil. De acordo com dados da própria associação, mais de 2,18 milhões de portabilidades foram realizadas só no primeiro semestre de 2016. Esse número abrange tanto os serviços de telefonia fixa como também de telefonia móvel.

Para facilitar a vida dos usuários, a ABR Telecom oferece um serviço de consulta individual de um número. Veja a seguir como descobrir a operadora de quem liga através de dois métodos:

Pelo site da ABR Telecom

Se você está realizando uma consulta pelo notebook ou tablet, é mais fácil acessar a página oficial da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações. O passo a passo é bem simples:

1. Acesse o site oficial da ABR Telecom.

2. Digite o número do celular que você deseja descobrir a operadora.

3. Digite os caracteres que aparecem na imagem.

4. Clique no botão “consultar”.

5. Pronto! Imediatamente a página exibirá o nome da prestadora de serviço e a razão social.

Pelo aplicativo

descobrir-operadora-de-quem-liga-aprenda-ja-2

Caso você esteja usando um smartphone para realizar a consulta, então baixe o aplicativo “Mobox” no seu aparelho. Ao abrir o app, coloque o número do celular na aba de consulta e toque no ícone da lupa.

O Mobobox tem muitas funções interessantes. Além de descobrir a operadora de qualquer número de telefone, o app também permite escolher o chip para ligar com mais economia, atualiza os contatos que realizaram portabilidade numérica e inclui automaticamente o 9º dígito se for necessário.

Esse aplicativo também é interessante porque atribui um rótulo com o nome da operadora para cada número da lista de contato. Dessa forma, você não terá a mão de obra de fazer as consultas individualmente.

Na hora de utilizar o serviço de consulta ao número do telefone, lembre-se de conferir o código do DDD. O número precisa estar correto para que sejam gerados resultados perfeitos.

Por que é interessante saber a operadora de quem liga?

Saber a operadora de quem está ligando pode ter algumas vantagens, mas também é importante observar que essa informação pode variar em relevância de acordo com o contexto cultural, regulatório e tecnológico de cada região. Aqui estão algumas razões pelas quais algumas pessoas consideram importante saber a operadora de quem as está ligando:

  • Custo das Chamadas: Em algumas regiões, as tarifas de chamadas podem variar dependendo da operadora que está sendo usada. Saber a operadora de quem está ligando pode ajudar as pessoas a ter uma ideia dos custos associados a atender a chamada, permitindo-lhes tomar decisões informadas sobre se devem atender a chamada ou não.
  • Identificação de Chamadas Spam: Em alguns casos, chamadas indesejadas, como as de telemarketing ou golpes, podem ser mais facilmente identificadas se a operadora for conhecida. Isso permite que as pessoas evitem atender chamadas suspeitas ou fraudulentas, pois algumas operadoras podem ter histórico de serem usadas para tais atividades.
  • Decisões de Bloqueio ou Ignoração: Ao saber a operadora de quem está ligando, as pessoas podem tomar decisões mais informadas sobre bloquear ou ignorar chamadas de operadoras específicas, especialmente se tiverem tido experiências negativas com chamadas anteriores dessa mesma operadora.
  • Contexto Pessoal ou Profissional: Em algumas situações, saber a operadora de quem está ligando pode ser relevante em um contexto pessoal ou profissional. Por exemplo, empresas podem preferir atender chamadas de determinadas operadoras que tenham acordos comerciais ou contratos com elas.

Considerações finais

Gostaram das dicas pessoal para Descobrir operadora de quem liga? Pra você que pretende trocar de celular em breve, fique ligado no artigo de dicas de celular barato na black friday, que está show!

Dúvidas e sugestões de novos artigos, podem deixar nos comentários!

Receba nossas novidades antes de todo mundo:

descobrir operadora
Gostou do artigo? Mande para os amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos selecionados para você: