Flamengo: Tudo sobre o Clube de Regatas do Flamengo

Quem diria que o mascote do Clube de Regatas do Flamengo, fundado em 17 de novembro de 1895, um urubu, tenha origem no racismo? Ocorre que, na década de 1960, e o sportsbet.io garante esta aposta, as torcidas rivais chamavam os torcedores flamenguistas de urubus, alusão a cor da pele e à situação social daqueles torcedores. 


O apelido maldoso e de evidente cunho ofensivo não foi, obviamente, bem recebido pelos flamenguistas, até que no dia 31 de maio de 1969, um domingo ensolarado no Maracanã, um torcedor rubro-negro resolveu levar a ave, sim, um urubu, para um jogo entre Flamengo e Botafogo; o Fla não vencia o Fogão há quatro anos. Como sempre, a torcida botafoguense se acabava aos gritos de “urubu”. De repente, o urubu foi solto na arquibancada com uma bandeira presa aos pés e, quando caiu no gramado, pouco antes do começo da partida, a torcida fez a festa, vibrando e gritando: “é urubu, é urubu”. O Flamengo venceu o jogo por 2 a 1, e o urubu virou mascote. O urubu foi tão bem recebido, que o consagrado cartunista Henfil, flamenguista de carteirinha, o imortalizou em seus traços.

Histórias como esta não faltam a um clube tão tradicional como o Flamengo. O começo das atividades no futebol, por exemplo, é uma história e tanto. Até que o clube resolvesse fundar uma divisão para o futebol, fato que ocorreu em 8 de dezembro de 1911, o clube se dedicava ao remo. Desde 1902, contudo, Flamengo e Fluminense estabeleceram uma relação, no mínimo, curiosa. Seus associados transitavam pelos clubes de modo a, flamenguistas acompanharem o futebol, e tricolores prestigiarem o remo. Nada mais civilizado. 

flamengo jogo

A partir de 1914, ano do primeiro título do clube rubro-negro, o campeonato carioca, foram muitas alegrias. Só de títulos estaduais jã são 37, sendo o mais recente deles em 2021. Títulos nacionais são 10, sendo 7 campeonatos brasileiros e 3 Copas do Brasil. O título de 1987, não foi aqui contabilizado, vez que, por decisão do Supremo Tribunal Federal, em 2018, o título daquele ano, a confusa Copa União, pertence ao Sport Recife.

No âmbito internacional, o Flamengo tem duas Libertadores da América, conquistadas em 1981 e 2019, além do cobiçado título de campeão mundial interclubes, em 1981. O mundial conquistado frente ao Liverpool da Inglaterra, foi um verdadeiro presente em reconhecimento àquela que, sem a menor dúvida, foi a maior equipe já montada pelo Flamengo. Mais até, uma verdadeira consagração de uma geração criada no clube, como Leandro, Júnior e Zico. Daquela feita, a equipe formou com Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Zico, e foi treinada por Paulo César Carpegiani. O placar final, um acachapante 3 a 0, deixou bem clara a superioridade do futebol apresentado pelo Flamengo. Os gols foram todos assinalados na primeira etapa, dois de Nunes e um de Adílio. O Estádio Nacional de Tóquio, lotado por 62 mil pagantes, assistiu um espetáculo de Zico e companhia.

Outra grande história flamenguista diz respeito à torcida. Imprensa, estudiosos do futebol, torcedores e meros curiosos, não entendem o fato de o Flamengo, ter tantos torcedores Brasil afora, especialmente, nas regiões norte e nordeste. O que aconteceu para tanto? Conta a lenda que tudo teria começado por causa da instalação de antenas receptoras no norte e no nordeste pelos Estados Unidos, era época da Segunda Guerra Mundial e as mensagens inimigas tinham que ser interceptadas. Pois bem, além de as mensagens serem interceptadas, as antenas também captavam as frequências de rádios, principalmente, rádios do Rio de Janeiro, de modo que muitas partidas eram transmitidas para estas regiões, através destas antenas. Em suma, nortistas e nordestinos acabaram por adotar os clubes cariocas como suas segundas opções, quando não como seus times do coração. O Flamengo é o clube com a maior torcida do mundo, cerca de 40 milhões de torcedores, conforme estudo realizado em 2012 pela agência argentina de marketing esportivo Gerardo Molina-Euromericas.

Pelo Flamengo já passaram muitos craques reverenciados no Brasil e no mundo. Jogadores do quilate de Friedenreich, Domingos da Guia, Cláudio Adão, Raul, Cantareli, Carpegiani, Nunes, Fio Maravilha, Adílio, Mozer, Tita, Adriano, Bebeto, Romário, Sávio, Leandro, Júnior e Zico, são exemplos da genialidade que já disputou campeonatos pelo Flamengo. Muitos destes jogadores tornaram-se celebridades mundiais, como Romário, Adriano e Zico, este último considerado pela crônica internacional como um dos dez maiores jogadores de futebol de todos os tempos, e outros verdadeiros mitos populares como Fio Maravilha, brindado com a canção de Jorge Benjor, “Fio Maravilha, nós gostamos de você, Fio Maravilha, faz mais um pra gente ver”.

O clube da Gávea detém hoje o maior valor de marca no Brasil, são 1,43 bilhão contra 1,42 do clube paulista, Corinthians. Não é surpresa, portanto, que os dois clubes também liderem no quesito torcida.

Para além do futebol, o Flamengo mantém muitas outras modalidades esportivas. Atualmente, o basquetebol, principalmente o masculino, tem dado muitos títulos ao clube, a saber, duas Copas Intercontinentais, uma Champions League Américas, uma Liga das Américas, uma Liga Sul-Americana, um Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões, oito brasileiros e quarenta e sete títulos estaduais. Outras modalidades que já renderam grandes nomes para o desporto brasileiro, como o judô, com Aurélio Miguel, por exemplo, e a ginástica artística que consagrou nomes como Luísa Parente e os irmãos Daniele e Diego Hypólito.

Sem dúvida, um dos maiores do mundo.

Gostaram das informações? ja falamos aqui em outro artigo sobre como ver o jogo do flamengo no futemax celular, leia e entenda

Receba nossas novidades antes de todo mundo:

flamengo
Gostou do artigo? Mande para os amigos:
Avatar de Junior Silveira

Junior Silveira

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *