Golpe explodiu na pandemia e passou ate no fantastico, veja como funciona e como se proteger do Golpe da Maquininha Quebrada na entrega por aplicativos
No mundo atual, os aplicativos de entrega tme facilitado muito nossas vidas, mas infelizmente tem feito muitas pessoas com pouco conhecimento, acabarem caindo em golpes. E um golpe frequente que vem sendo aplicado nas entregas de aplicativos como ifood e uber eats é o golpe da maquinha quebrada e que ate já passou no fantástico recentemente. A seguir explicaremos melhor.
Golpe da Maquininha Quebrada – do que se trata?
Preste muita atenção ao pagar em dinheiro em pedidos de entrega. Isso porque, nesses casos, muitas vezes há um golpe que afeta o uso da máquina. Nestes casos, o entregador afirma que há um problema com a máquina e que o valor gasto pode ser muito superior ao que deveria. Veja como funciona o golpe, que na verdade pode ser operado de 2 maneiras
Golpe no pagamento online
- Pedido: tudo se inicia quando você faz um pedido de refeição por meio de um dos apps de entrega, o pagamento é feito automaticamente. Em outras palavras, o valor será lançado diretamente no seu cartão de crédito.
- Mensagem: Para enganar o consumidor, os golpistas vão enviar uma mensagem para você pelo próprio chat do aplicativo pedindo seu número do WhatsApp. Eles dizem que é para facilitar a comunicação com o consumidor. Eles justificam isso pelo fato de que o bate-papo do aplicativo de entrega frequentemente trava. Depois de fornecer seu número do WhatsApp, o entregador envia uma mensagem informando que houve problemas com o pagamento pelo aplicativo. Ele também anunciou que levaria uma máquina de cartões com ele para a coleta. Quando a comida for entregue, peça seu cartão para passar na máquina. Mas a compra já havia sido paga pelo app. Isso significa que você paga duas vezes.
Golpe no pagamento ao vivo na maquina de cartao
O motoboy vem com a máquina de cartões da empresa de alimentos e passa seu cartão. No entanto, ele faz um truque para obter uma mensagem de erro e mostrar a máquina. Em seguida, ele pega outra máquina de cartões, geralmente com uma tela quebrada, e insere um valor de compra muito maior do que o anunciado.
Ou seja: você paga pela mesma compra 2 vezes – pela máquina de venda automática do comerciante e da máquina do fraudador. O valor só pode ser muito alto nesta segunda-feira.
O que dizem os aplicativos de entrega?
A iFood alegou que, para proteger seus consumidores, já havia esclarecido a ocorrência de Dobby ao departamento de polícia e que nenhum pagamento adicional era exigido no momento da entrega. Rappi afirmou que seus mensageiros não funcionam com máquinas de cartão e que taxas como gorjetas podem ser fornecidas através do aplicativo
Como se proteger desses golpes?
Existem vários detalhes em que devemos prestar atenção:
- Display defeituoso: Não use máquinas com display defeituoso ou uma condição que impeça os dados inseridos de serem facilmente visualizados e legíveis.
- Atenção redobrada com seus dados: nunca forneça seus dados a ninguém, seja por telefone, aplicativos de mensagens ou pessoalmente. Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com o local onde fez o pedido.
- Verifique tudo: Além do preço de compra, preste atenção na tela e nas informações exibidas. Muitos golpistas definem um valor mais alto do que o de compra ou fazem os clientes inserirem suas senhas na tela que exibe esse valor.
- Não acredite em taxas extras: em alguns casos, o motoboy cobra valores adicionais que são reclamados como taxa de entrega ou como sobretaxa por problemas operacionais. Se você quer dar gorjeta, faça isso no próprio aplicativo, sempre desconfie dessas conversas e não aceite esses pagamentos.
Novidades iremos atualizando na materia!
Já falamos em outro artigo sobre os golpes no whatsapp, proteja-se lendo o artigo!
Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários