Golpe No Whatsapp: promoção de cupom do Mcdonalds é falsa!

Compartilhe

Muito cuidado com o mais novo golpe no whatsapp, dessa vez oferecendo cupom do mcdonalds

Que o whatsapp é um excelente comunicador, que revolucionou nossa forma de falar com as pessoas, ninguém duvida. Mas infelizmente, o ser humano consegue sempre usar a tecnologia para o mal, como é o caso do golpe no whatsapp que vem se alastrando novamente na internet, oferecendo cupom de lanche na famosa rede mcdonalds. No artigo a seguir vamos falar como se proteger, acompanhe conosco.

Golpe No Whatsapp – cupom do mcdonalds de graça?

golpe no whatsapp

O golpe em si não é novo, ja aconteceu em 2017, voltou em 2018 e agora retornou em 2019. Segundo os especialistas da PSafe, a rápida disseminação da campanha ocorre porque, para validar o suposto voucher, é necessário que a pessoa compartilhe o link com outros 10 contatos pelo aplicativo de mensagens instantâneas.Assim, as pessoas acabam ajudando os golpistas a espalhar isso mais ainda.Os cibercriminosos desenvolvem o golpe com a mesma identidade visual de campanhas e promoções oficiais da McDonald’s, para o usuário ser mais facilmente enganado pela falsa promessa. Até o momento, três domínios maliciosos envolvendo o golpe foram identificados. Segundo o site Boatos.org, que desmente histórias inverídicas, as URLs falsas seriam htttp://mcdonaIds.site/promo e htttp://mcdonaids.site, ambas escritas com “i” no lugar do “l” no nome da rede de lanchonetes.

Como funciona o golpe

A mensagem, que vem em forma de imagem, é de um cupom, que promete oferecer R$ 70 para que o usuário do WhatsApp gaste como preferir no restaurante de fast food. A rápida disseminação da campanha se deve porque, para validar o voucher malicioso, é solicitado que o usuário do mensageiro compartilhe o link recebido com outros 10 contatos. Além disso, a campanha maliciosa pede que o interessado preencha um cadastro em sites falsos e façam o download de aplicativos que infectam os aparelhos. Vale lembrar que a partir da entrada do vírus, os dispositivos sse tornam vulneráveis para outras ações dos criminosos.


Depois do compartilhamento, ele é induzido a fornecer dados pessoais e, por fim, direcionado a páginas com Publicidades suspeitas ou a fazer downloads de aplicativos infectados com malwares.

“Esse tipo de golpe já se tornou bastante comum no Brasil, principalmente porque ele é fácil de criar e tem um alto poder de viralização”, esclarece Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab.

Como se proteger

Bom, existem algumas coisas a se fazer:

1- jamais clique em links de desconhecidos, sempre procure no google antes, ainda mais se for algo que parece bom demais para ser verdade

2- Mantenha seu whatsapp com as ultimas atualizações de segurança. Temos um artigo aqui onde ensinamos como atualizar o whatsapp.

3- tenha sempre um bom antivirus e acelerador instalado.

Bom, esperamos ter ajudado. Avise seus amigos para que ninguém caia nesse golpe!

Sugestões de novos artigos podem ser deixados nos comentários.

Recomendados para você:


Compartilhe

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *