Dicas para proteger sua visão dos smartphones

Compartilhe

Passa muitas horas do dia olhando para a tela do celular? Veja dicas para proteger sua visão e ter mais qualidade de vida!

No mundo atual, as pessoas não conseguem mais desligar dos seu smartphones e computadores, o que vem preocupando médicos e oftalmologistas especialistas. É que utilizar dispositivos eletrônicos em demasia pode ser a causa de uma série de problemas oftalmológicos que acometem indivíduos de maneira precoce. Isso, porque os problemas de visão são comuns na sociedade, mas talvez eles estejam aparecendo cada vez mais cedo pelo contato com a tecnologia, sua superdependência, pela Internet das Coisas, e por aí vai.

Por que isso é um problema?

proteger sua visão

Existe uma radiação que emana dos nossos dispositivos eletrônicos que causa fotoxicidade, a qual se acumula na retina do olho causando a degeneração da mácula, segundo Marcia Beatriz Tartarella, diretora da Sociedade de Oftalmologia Pediátrica da América Latina. Nesse sentido, os danos causados à área nobre da visão podem ser irreversíveis.

Dicas para proteger sua visão dos smartphones

O passo mais importante é sempre procurar um oftalmologista para que ele faça exames e verifique se está tudo ok com seus olhos. Além disso, ele pode investigar se você precisa de oculos ou lentes por exemplo. Esses dispositivos de correção inclusive contam hoje com proteção a essas telas que utilizamos. As lentes de contato biofinity por exemplo, aliam tecnologia de ponta e design para te proporcionar conforto ocular.

Pisque mais vezes

Os sinais clássicos da fadiga são os olhos ressecados. Segundo o diretor do Instituto de Oftalmologia de Curitiba, as pessoas piscam pouco na frente das telas e isto acaba ferindo os olhos. “A prevenção é piscar frequentemente e usar colírios lubrificantes. Os principais sintomas são ardência, irritação, visão embaçada e até dor de cabeça”, alerta Assis.

Faça intervalos regulares
Não prolongue a permanência em frente ao computador ou celular. A recomendação é que a cada uma hora no computador ou celular, você realize uma parada de cinco minutos.

Aproveite esse tempinho para beber água, ir ao banheiro, tomar um café ou suco. Mas, você pode dizer: “Vou ficar menos tempo em frente ao computador ou celular para aprender, estudar ou trabalhar”. Sim, isso é verdade. Porém, a eficiência das atividades vai melhorar e, com ela, a sua produtividade e concentração serão maximizadas.


Atenção ao brilho do celular

proteger sua visão

Usar o celular no escuro antes de dormir, com o brilho no maximo, além de ser prejudicial ao seu sono, pode causar problemas de visão, pois não parece, mas essa luz é bastante forte e pode lhe trazer problemas oculares com o passar do tempo.

Lubrificantes oculares

Converse com seu oftalmologista sobre o uso de lubrificantes oculares como colirios de lagrima de outros. Isso pode dar alivio e deixar seus olhos hidratados.

Conclusão

Bom pessoal, esperamos que as informações sejam uteis e que consigam com sucesso ter mais qualidade de vida. Lembrando que o segredo está em não parar de usar os equipamentos eletrônicos, mas saber administrar para não sofrer as consequências do uso.

Já falamos em outro artigo sobre a nomofobia que é o vicio em celulares e tecnologias. Sugiro leitura do artigo.

Sugestões e dicas podem ser deixadas nos comentários

Recomendados para você:


Compartilhe

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *