Com o aumento do uso das tecnologias, muitas pessoas questionaram a segurança das transações com empresas. Mas para evitar problemas, pessoas jurídicas devem ter o certificado digital, um documento de identificação virtual que assegura que os emissores são verdadeiros.
E se você quer saber mais sobre o que é, como funciona, quem deve ter este documento e como ter em sua empresa, continue lendo este texto!
O que é o certificado digital?
O certificado digital de uma empresa é um instrumento que faz com que todos os documentos sejam assinados digitalmente. Assim, a organização é identificada no meio virtual. Além disso, ele é tão importante como o CPF e CNPJ, já que é a identidade virtual da instituição.
Como consequência, o internauta que se depara com uma empresa de certificado digital fica seguro para realizar transações virtuais. E mais do que isso, esta certificação possibilita a emissão de notas fiscais e o envio de declaração do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica.
Vale destacar que existem dois tipos de certificados, o A1 e o A3. O primeiro é um software que pode ser instalado em computadores, e o segundo é um dispositivo físico para assinaturas digitais.
Para quem este documento é destinado?
Se você possui uma empresa no regime de Lucro Presumido ou Simples Nacional, e a sua sede está em algumas cidades específicas, é necessário possuir o certificado digital de empresas. E existem algumas atividades que somente podem ser feitas com esta certificação, já que ela é essencial para reduzir a burocracia e agilizar alguns processos.
E como funciona o certificado digital de empresa? Ele serve para assinar documentos de forma digital e possibilita o acesso à sistemas eletrônicos restritos como:
- Receita Federal;
- Juntas comerciais;
- INSS;
- Registro.br.
Além disso, ele leva mais segurança para as negociações. Assim, potenciais clientes ficam tranquilos ao fazer uma compra no site da sua empresa, por exemplo.
Por que ele é importante?
Tendo em vista que empresas com certificação digital no Brasil geram mais proteção, além de ser essencial para identificar e representar a empresa na Internet, vemos que ela é muito importante. Afinal, você economiza tempo, desburocratiza processos, gera mais mobilidade e pode assinar documentos digitalmente.
Somente com este documento você é capaz de acessar alguns serviços essenciais para a manutenção da sua empresa, além de poder emitir documentos fiscais. Não é necessário o certificado digital para a abertura de empresa, mas em alguns casos ele é obrigatório para que a empresa se mantenha.
Como conseguir para a minha empresa?
O processo de obtenção deste documento é bem simples. Para isso, você precisa ter em mãos:
- Estatuto da empresa;
- Cartão de CNPJ;
- Cadastro do SINTEGRA;
- Documento que comprove a identidade do responsável;
- CPF;
- Comprovante de residência.
Com isso separado, basta ir a uma autoridade certificadora, onde será coletada a biometria e a validação será feita após o pagamento de uma taxa. Para quem tem mais de um sócio, somente o representante legal indicado na Receita Federal deve estar presente.
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