O Yuan digital ameaça a liberdade?

Ultimamente, pessoas em todo o mundo estão reconhecendo a utilidade emergente do Bitcoin e outras criptomoedas. Essa moeda virtual enfrentou desafios significativos nos últimos treze anos, incluindo quedas maciças de preços e proibições da China. Ainda assim, esta moeda digital é uma excelente reserva de valor, uma unidade de conta e um meio de troca. Empreendedores e empresas bem estabelecidas agora aceitam pagamentos em Bitcoin. Por outro lado, alguns governos, como a China, estão desenvolvendo suas próprias Moedas Digitais do Banco Central. A China proibiu seus cidadãos de negociar esta moeda eletrônica. Você pode melhorar suas habilidades de negociação usando uma plataforma de negociação confiável e seguir isso para Mais informações.

yuan digital


Com a enorme população da China, poder econômico, experiência técnica e desejo de controle social, este país representa uma ameaça legítima à liberdade global através de seu Yuan digital. A China tem planos significativos para banir o dinheiro e utilizar o Yuan digital como o único meio de troca. Além disso, a China planeja exportar seu modelo através de organismos internacionais que estabelecem padrões a nível mundial.

Alguns observadores tratam o plano da China para uma moeda digital do Banco Central como um movimento estritamente progressivo e técnico que outras nações deveriam imitar. Por exemplo, alguns especialistas expressaram preocupações sobre a possibilidade de o Yuan digital da China ameaçar o domínio do dólar como moeda de reserva internacional. O suposto propósito do governo chinês de fornecer um Yuan digital é reduzir os custos de transação e tornar os sistemas de pagamento mais eficientes. O próprio povo chinês tem boas razões para não compartilhar essa crença otimista. O Banco Popular da China introduziu este Yuan digital para aumentar o controle estatal dos sistemas de pagamento e monitorar de perto as transações e o comportamento pessoal. 

Ameaça do Yuan digital à liberdade

O recente White Paper do Banco Popular da China declarou que o Yuan digital estava criando um sistema monetário aberto, inclusivo, inovador e interoperável para a economia digital. Além disso, o White Paper menciona que enquanto houver demanda para o renminbi físico, o Banco Popular da China não fornecerá ou substituirá a moeda física através de ordem administrativa. Além disso, o White Paper também menciona que o Yuan digital suportaria o anonimato gerenciado, significando que a China está atualmente disposta a tolerar um grau de anonimato que ajuda a proteger a privacidade e as informações do usuário.

Estas declarações do White Paper fornecem a garantia necessária para aqueles que temem a mudança para uma sociedade sem dinheiro. Entretanto, alguns economistas advertem os cidadãos que as moedas digitais emitidas pelo Banco Central são apenas tão fortes e confiáveis quanto a instituição que emite a moeda. Além disso, esses economistas afirmam que existem maiores chances do dinheiro do Banco Central na forma digital se tornar um instrumento adicional de controle governamental sobre os cidadãos, em vez de apenas um meio de troca conveniente, estável e seguro. 

 

Operações e riscos do Yuan digital

O Banco Popular da China tem economistas competentes que estão sob constante pressão para seguir as regras do PCC. O sistema do Yuan digital será um sistema de dois níveis de varejo pelo qual o Banco Central distribuirá o Yuan digital aos bancos comerciais estatais, atendendo às demandas dos consumidores pelo Yuan digital. Ao contrário da Bitcoin, que tem um sistema peer-to-peer, graças à blockchain, o estado da China direcionará a forma como as pessoas gastarão o Yuan digital desde o início até o fim. Com uma chave de computador, o Banco Popular da China pode fazer desaparecer este Yuan digital das contas daqueles que ele vê como inimigos do Estado. Assim, os usuários do Yuan digital ficarão à mercê do Estado em caso de disputas do Yuan digital.

Conclusão

A China está se movendo para uma sociedade sem dinheiro. Portanto, as pessoas deveriam estar menos preocupadas com o impacto do Yuan digital na soberania do dólar americano do que com a liberdade futura da China. Além disso, a moeda de papel ainda é predominante na China.

 

Gostou do artigo? Mande para os amigos:
Avatar de Junior Silveira

Junior Silveira

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *