Você sabia?! É possível localizar um celular Android mesmo que ele esteja desligado. Vem aprender como!
A precisão da localização pode ser reduzida, mas ainda assim, essa informação pode ser útil para alguém que perdeu o dispositivo ou teve ele roubado.
Quando o aparelho está desconectado, ainda é possível acessar a última localização registrada. Além disso, é possível bloquear a conta e apagar os dados remotamente.
Com essas ações, é possível evitar muita dor de cabeça nesse tipo de situação.
A seguir, vamos analisar mais a fundo essas atividades para que você aprenda, de uma vez por todas, como encontrar seu aparelho Android – mesmo ele estando desligado. Segue o fio!
Saiba como encontrar o seu aparelho Android mesmo estando com ele desligado
Leia tambem – veja como assistir ao estrela da casa pelo celular
Atenção! Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que, em casos de roubo onde é possível identificar a localização do celular, não é recomendado que o usuário vá diretamente ao local por questões de segurança.
O ideal é entrar em contato com as autoridades, compartilhar as informações e registrar um boletim de ocorrência antes de tentar recuperar o aparelho.
Vale também lembrar que o funcionamento do serviço de localização pode variar conforme o fabricante. Confira mais detalhes a seguir.
1. Encontre meu dispositivo
A ferramenta Encontre meu Dispositivo permite rastrear dispositivos Android vinculados a uma conta Google.
De acordo com sites especializados, a empresa está testando na versão Beta do Android a capacidade de rastrear celulares mesmo quando estão desligados, utilizando uma rede integrada de aparelhos via Bluetooth.
Ainda assim, essa funcionalidade está disponível apenas para os celulares da família Pixel 8, nos Estados Unidos e Canadá, mas há previsão de que seja lançada mundialmente até o final de 2024.
Atualmente, a plataforma pode localizar o celular em tempo real e permite ao usuário redefinir o aparelho para as configurações de fábrica.
Se o seu celular estiver desligado, as informações de localização correspondem ao último momento em que o dispositivo estava conectado, e não necessariamente ao local atual.
2. SmartThings Find da Samsung
Usuários de aparelhos da marca Samsung podem usar o SmartThings Find, um serviço que rastreia quase todos os celulares da marca.
Para utilizá-lo, é necessário que o celular esteja logado com uma conta Samsung e que o recurso esteja ativado.
Para verificar se o recurso está ativado, siga para o menu de configurações, vá para “Segurança e privacidade” e depois para “Proteção de dispositivo perdido”.
Vale lembrar que a localização offline funcionará apenas por algumas horas após o dispositivo ser desligado.
O ideal é usar a função “Rastrear localização” no SmartThings Find, que atualiza a localização do dispositivo a cada 15 minutos.
3. Google Maps
Outra opção para localizar um celular perdido é usar o Google Maps, que oferece o recurso de visualização da Linha do Tempo.
Como a maioria dos usuários sempre carrega o celular, há uma grande chance de que o Google Maps tenha registrado os locais por onde o dispositivo passou, desde que o histórico de localização esteja ativado no aparelho.
Para verificar se o histórico de localização está ativado, abra o app Google Maps, toque na sua foto de perfil, selecione “Configurações e privacidade” e depois “Configurações de localização”.
Procure pela opção “Local”, que deve estar ativada. Esse serviço do Maps exibe todas as rotas percorridas, permitindo ter uma noção de onde o dispositivo perdido pode estar.
Conclusão
Chega de passar aperto quando tiver o seu celular roubado! O perrengue já é ruim, e com essas ferramentas você pode evitar dores de cabeça ainda piores.
Curtiu o conteúdo? Aproveite para compartilhar com os amigos que também precisam conhecer essas possibilidades!