WPS do roteador – veja para que serve

Compartilhe


Entenda como funciona e do que se trata o WPS do roteador e como ele pode facilitar sua vida!

Atualmente o uso da internet está sendo fundamental para vários tipos de transações e por isso ter uma rede wifi em casa é essencial, pois ela facilita nossa vida e ajuda a conectar nossos aparelhos com a internet. Mas para conseguir essa conexão é necessário usar o WPS do roteador.Já até falamos aqui sobre o repetidor de sinal wifi, mas se você ainda não sabe o que é nem para que serve o WPS, esse artigo é para você. Continue conosco e confira a seguir tudo sobre ele!

O que é o WPS do Roteador?

O WPS cuja  sigla significa Wifi Protected Setup, consiste em uma tecnologia muito usada nos roteadores para trazer mais velocidade na hora de conectar os aparelhos à internet por meio do wifi. Embora seja muito importante, poucas pessoas conhecem o WPS do roteador e sabem sua função e por isso muitas vezes essa função acaba trazendo problemas, ao invés de trazer soluções.

wps do roteador

Para que serve o WPS do Roteador?

O WPS consiste em uma tecnologia que foi desenvolvida para facilitar que você não precise mais digitar uma senha complexa sempre que for acessar a internet através de um novo dispositivo. Após a criação do WPS do roteador, quando você ativa essa tecnologia ela irá gravar em seu roteador um código de oito dígitos, assim ao conectar um outro aparelho você deverá apenas apertar o botão WPS do seu roteador e o novo dispositivo será conectado de forma automática.

No entanto, é importante que você habilite o seu android para essa função. Você deverá acessar a aba de configurações de wifi em seu smartphone e em seguida clicar no ícone que possui duas setinhas ou na função de nome WPS.Com essa tecnologia a conexão dos dispositivos na rede wifi se torna muito mais fácil e ainda faz com que você não precise ficar decorando senhas. 

Quais as desvantagens de usar?

Embora essa função ajude para que você possa conectar com mais facilidade os seus dispositivos na rede wifi, ela não traz apenas vantagens, e por isso é importante pensar bem se vale a pena ou não ativá-la. 

wps do roteador funciona

Algumas das principais desvantagens são:

-Ataque de rackers 

-Com essa função ativada você fica mais vulnerável ao ataque de rackers, pois o PIN será apenas de 8 dígitos numéricos, assim ela fica mais fácil de ser identificada. 

-Acesso a várias dados 

-Quando você acessar a internet de alguém através do WPS do roteador, você não irá acessar apenas a internet, mas todos os dados que forem compartilhados nessa rede. 

Não é possível alterar a senha

Você também não conseguirá acessar a senha com facilidade, por isso poderá ter sua internet e seus dados roubados com muito mais facilidade, além de não ser uma senha segura.

Vale a pena usar?

Nem sempre vale a pena usar o WPS do roteador. Na maioria dos casos é melhor desativar essa função e fazer uso de outros tipos de proteções que são mais fortes, como o WPA e o WPA2. 

No entanto, se você costuma acessar sua rede wifi de vários dispositivos e gosta de agilidade no acesso, pode valer a pena deixar a função ativada.Gostaram das dicas? Já falamos aqui também sobre o app videoder youtube downloader que ajuda a baixar videos para o celular, sugiro a leitura do artigo.

Sugestões podem ser deixadas nos comentários.


Compartilhe

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

Nome *
Email *
Site