Um CV reflete a formação profissional, personalidade e competências transversais de um candidato. De facto, as competências interdisciplinares são cada vez mais apreciadas pelos recrutadores, pois permitem-lhes identificar candidatos de elevado potencial. Assim, a educação por si só não é suficiente para conseguir um cargo de gestor de vendas, pelo que é necessário poder destacar-se de outros candidatos através de um CV perfeitamente escrito. Mas quais são as competências-chave que um candidato a gestor de vendas deve acrescentar ao seu CV?
Trabalho de equipe
Sendo uma competência essencial que os empregadores procuram nos candidatos independentemente da sua área, o trabalho de equipa é uma competência que deve ser destacada num CV. De facto, o trabalho de equipa é uma habilidade muito importante que deve ser incluída no currículo vendedor de lojas. Isto porque é necessário um gestor de vendas para gerir projectos com colegas durante a sua vida profissional. Além disso, deve ser capaz de trabalhar em estreita colaboração com a direção geral e os departamentos de comunicação e marketing. Esta colaboração permitirá-lhe-á implementar uma boa estratégia empresarial, mobilizar uma equipa competente e efectuar uma supervisão diária. Além disso, deve ser capaz de informar sobre o funcionamento do seu departamento e estar em contacto constante com os clientes da empresa.
Resistência ao stress
Tendo em conta a pesada carga de trabalho e o grande número de vendas que o gestor de vendas tem de gerir, é por vezes ou muitas vezes necessário trabalhar sob pressão. A resistência ao stress é, portanto, uma qualidade por vezes exigida pelos gestores das empresas de vendas. Nestas empresas, é comum reparar que certos objetivos foram estabelecidos para serem alcançados dentro de um prazo limitado. A realização destes objectivos cria uma certa pressão que o gestor de vendas deve ser capaz de gerir no seio da equipa de vendas.
Capacidade de organização
Um gestor comercial deve ser capaz de planear as diferentes atividades e tarefas a serem realizadas durante o dia. Este planeamento permitirá aos membros da sua equipa começar e gerir bem o seu dia de trabalho, a fim de realizar todas as tarefas programadas. Além disso, permite uma melhor organização das diferentes vendas, a fim de alcançar mais facilmente os objetivos da empresa. Por conseguinte, é importante mencionar no seu CV a sua capacidade de planear as diferentes actividades a serem realizadas pela sua equipa todos os dias. Além disso, um gestor de vendas deve saber gerir um projecto de vendas de A a Z, ou seja, deve saber fazer malabarismos com a metodologia e a organização.
A capacidade de fazer propostas e de tomar iniciativas
Há duas categorias de empregados numa empresa: líderes que tomam decisões e seguidores que seguem ordens. No que diz respeito ao gerente de vendas, ele ou ela é obrigado a desempenhar o papel de líder, ou seja, ele ou ela deve assumir a liderança nas vendas. Para tal, deve ser capaz de definir a estratégia comercial a adoptar, gerir a sua equipa e supervisionar todas as actividades comerciais da empresa. Para o fazer, deve mencionar no seu CV a sua capacidade de tomar iniciativas, de estabelecer estratégias de vendas, bem como as suas competências em termos de gestão de uma equipa de vendas.