Algumas competências a mencionar no CV de um gestor de vendas

Um CV reflete a formação profissional, personalidade e competências transversais de um candidato. De facto, as competências interdisciplinares são cada vez mais apreciadas pelos recrutadores, pois permitem-lhes identificar candidatos de elevado potencial. Assim, a educação por si só não é suficiente para conseguir um cargo de gestor de vendas, pelo que é necessário poder destacar-se de outros candidatos através de um CV perfeitamente escrito. Mas quais são as competências-chave que um candidato a gestor de vendas deve acrescentar ao seu CV?


Trabalho de equipe

Sendo uma competência essencial que os empregadores procuram nos candidatos independentemente da sua área, o trabalho de equipa é uma competência que deve ser destacada num CV. De facto, o trabalho de equipa é uma habilidade muito importante que deve ser incluída no currículo vendedor de lojas. Isto porque é necessário um gestor de vendas para gerir projectos com colegas durante a sua vida profissional. Além disso, deve ser capaz de trabalhar em estreita colaboração com a direção geral e os departamentos de comunicação e marketing. Esta colaboração permitirá-lhe-á implementar uma boa estratégia empresarial, mobilizar uma equipa competente e efectuar uma supervisão diária. Além disso, deve ser capaz de informar sobre o funcionamento do seu departamento e estar em contacto constante com os clientes da empresa.

gestor de vendas

Resistência ao stress

Tendo em conta a pesada carga de trabalho e o grande número de vendas que o gestor de vendas tem de gerir, é por vezes ou muitas vezes necessário trabalhar sob pressão. A resistência ao stress é, portanto, uma qualidade por vezes exigida pelos gestores das empresas de vendas. Nestas empresas, é comum reparar que certos objetivos foram estabelecidos para serem alcançados dentro de um prazo limitado. A realização destes objectivos cria uma certa pressão que o gestor de vendas deve ser capaz de gerir no seio da equipa de vendas. 

Capacidade de organização

Um gestor comercial deve ser capaz de planear as diferentes atividades e tarefas a serem realizadas durante o dia. Este planeamento permitirá aos membros da sua equipa começar e gerir bem o seu dia de trabalho, a fim de realizar todas as tarefas programadas. Além disso, permite uma melhor organização das diferentes vendas, a fim de alcançar mais facilmente os objetivos da empresa. Por conseguinte, é importante mencionar no seu CV a sua capacidade de planear as diferentes actividades a serem realizadas pela sua equipa todos os dias. Além disso, um gestor de vendas deve saber gerir um projecto de vendas de A a Z, ou seja, deve saber fazer malabarismos com a metodologia e a organização. 

A capacidade de fazer propostas e de tomar iniciativas

Há duas categorias de empregados numa empresa: líderes que tomam decisões e seguidores que seguem ordens. No que diz respeito ao gerente de vendas, ele ou ela é obrigado a desempenhar o papel de líder, ou seja, ele ou ela deve assumir a liderança nas vendas. Para tal, deve ser capaz de definir a estratégia comercial a adoptar, gerir a sua equipa e supervisionar todas as actividades comerciais da empresa.  Para o fazer, deve mencionar no seu CV a sua capacidade de tomar iniciativas, de estabelecer estratégias de vendas, bem como as suas competências em termos de gestão de uma equipa de vendas.

 

Gostou do artigo? Mande para os amigos:
Avatar of Junior Silveira

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.