Apple é processada por vender conversas gravadas pela Siri!

Usuários afirmam que conversas com a assistente siri foram utilizadas para  exibir anúncios relativos a temas conversados. Veja por que a apple é processada e como manter sua privacidade no smartphone.

Quem nunca teve a impressão de que falou algo no celular ou próximo a ele e minutos ou horas depois, começou a ver anúncios do assunto nos sites ou redes sociais? Já até falamos sobre isso em outro artigo onde explicavamos sobre a impressão do facebook escutando sua conversa. Mas hoje vamos falar sobre algo mais palpável e real. É que nos EUA nesse momento, a apple é processada por vender conversas, supostamente as que voce tem com a siri.


Apple é processada por vender conversas

O caos vem ocorrendo nos EUA. A gravação de rotina de chamadas ou cojnversas pelo assistente de voz da Apple, Siri, gerou ações judiciais para a empresa. Agora a empresa precisa responder a uma ação coletiva acusando o ajudante digital de violar a privacidade do usuário. Um dos participantes da media judicial conta que, após conversar com um médico sobre um tratamento, recebeu um anúncio de um produto relacionado ao diálogo. Outros dizem que receberam anúncios depois de falar sobre tênis Air Jordan, óculos de sol Pit Viper e restaurantes Olive Garden.

Apple é processada por vender conversas gravadas

Embora ainda não hajam provas, um juiz da corte da California, autorizou a ação seguir adiante, com os participantes da ação sendo autorizados a demonstrara suas provas no processo. A empresa se defende dizendo que não repassou esses dados a anunciantes.

Não é a primeira vez da Apple

A empresa já se envolveu em um escândalo parecido com a Siri em 2019, depois que se soube que alguns de seus provedores de serviço haviam espionado gravações do assistente. Eles ouviram conversas sobre tráfico de drogas, informações médicas e outros assuntos após uma ativação acidental do sistema.

Que as gravações da Siri‌ são analisadas por humanos, nunca foi um segredo, mas a política de privacidade da Apple não deixou claro que terceiros poderiam ouvi-lo. A Apple adicionou recentemente opções para excluir registros e evitar que sejam ouvidos.

Google também é acusado

No início de julho, outro juiz federal da Califórnia disse que os usuários do Google Assistant, a inteligência de linguagem artificial da empresa, poderiam processar o Google e a Alphabet – a holding do mecanismo de busca – por motivos semelhantes. O escritório de advocacia que atende os casos do Google Assistant e Siri é o mesmo.

A Amazon também enfrentou processos semelhantes em tribunais dos Estados Unidos por causa de sua própria assistente de voz, Alexa. No Brasil, a empresa lançou recentemente os aparelhos Echo Show 5 e 8, equipados com software de IA.

Como manter sua privacidade no smartphone?

Impossível. Facebook, google, instagram chat, todos eles gravam seus audios. E alguns esta escrito no contrato que podem usar esse audio para te mostrar anúncios. Além disso, todos os apps armazenam cookies e tambem seu historico de navegação, localização, etc. O que todos esses aplicativos tem em comum? São de graça. E quando algo é oferecido de graça a voce,  é por que você é o produto. Embora a nova LGPD venha tentar corrigir isso, hoje isso é praticamente impossível de ser combatido ainda.

Mas existe uma solução, que é não ter um smartphone :p

Em conclusão

Esperamos que tenha ficado claro como está ocorrendo esse processo contra a apple.

Já falamos em outro artigo sobre onde comprar ipad barato leia e aproveite.

Sugestões e dicas podem usar nos comentários!

Referências – YAhoo

Gostou do artigo? Mande para os amigos:
Avatar de Junior Silveira

Junior Silveira

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *