IMEI do celular: aprenda a descobrir o seu!

Entenda melhor a importância do IMEI do celular e veja o passo-a-passo para descobrir qual a sequência numérica que torna o seu aparelho único entre milhões.

Milhões de celulares circulam diariamente pelo Brasil e o número de aparelhos não para de aumentar. De acordo com estatísticas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o número de linhas ativas no país em 2015 superou 283,4 milhões.

IMEI do celular: aprenda a descobrir o seu!
O IMEI pode ser encontrado no local da bateria. (Foto: Divulgação)

Para conseguir identificar cada aparelho, existem um código exclusivo e intransferível, que recebe o nome de IMEI. Essa sequência de números e caracteres especiais funciona como a impressão digital de cada celular.


Para que serve o IMEI do celular ?

Leia tambem – veja como funciona brabet jogos de aposta

IMEI é uma sigla que significa Mobile Equipment Identity (Identificação Internacional de Equipamento Móvel, traduzido para o português). Esse dado é fundamental para que a operadora ou fabricante consiga identificar as características do aparelho.

Conhecer o IMEI é muito importante para resolver casos de roubo ou perda do aparelho. Por meio desse número de identificação, o usuário pode localizá-lo com mais facilidade ou mesmo realizar o bloqueio, que inutiliza o celular para sempre.

É também através do IMEI que os usuários conseguem acionar a garantia junto ao fabricante.

Como descobrir o IMEI?

O número de identificação do celular costuma vir impresso na embalagem do aparelho. Ele também pode estar registrado na área onde fica a bateria. Nessa segunda situação, é preciso remover o recurso que dá energia ao dispositivo para conseguir ter acesso ao IMEI.

Se você perdeu a caixinha do seu celular e não quer tirar a bateria para verificar o IMEI, não se preocupe. Existe uma técnica bem simples que permite descobrir o número de identificação do seu aparelho, através de um código universal.

Pelo código universal

IMEI do celular: aprenda a descobrir o seu!
Descubra o IMEI utilizando um código universal. (Foto: Divulgação)

Veja a seguir o passo a passo para descobrir o IMEI do celular através de um código universal:

Passo 1: abra o discador do seu aparelho.

Passo 2: digite o código *#06#.

Passo 3: Pronto! Imediatamente o número do IMEI aparecerá na tela do seu celular.

Pelas configurações do iOS

Quem tem iPhone pode seguir um outro processo para descobrir o número do IMEI. Para acessar a área de “Configurações” do aparelho, escolher a opção “Geral” e tocar no item “Sobre”. Aparecerá na tela uma série de informações importantes a respeito do dispositivo, inclusive o número de identificação.

Caminho para encontrar o IMEI no iOS: Configurações > Geral > Sobre.

Pelas configurações do Android

Assim como o iPhone, o smartphone com sistema operacional Android também permite verificar o IMEI através do menu configurações. Para isso, basta acessar “Configurar” e tocar na opção “Sobre o telefone”. Na sequência, escolha a opção “Status” e desça até o final da tela. Feito isso, você descobrirá o número de identificação do aparelho.

Caminho para encontrar o IMEI no Android: Configurar > Sobre o telefone > Status.

Como evitar o roubo de celular?

Para evitar o roubo de celular, siga essas dicas essenciais:

  • Mantenha Discrição: Evite exibir o celular em locais públicos e desconhecidos, diminuindo a chance de chamar a atenção de ladrões.
  • Bloqueio por Senha: Use senhas, padrões ou biometria para bloquear seu celular. Isso dificulta o acesso não autorizado.
  • Atenção ao Ambiente: Fique atento ao seu entorno, especialmente em locais movimentados e no transporte público. Mantenha o celular guardado quando não estiver usando.
  • Não Deixe à Vista: Evite deixar o celular visível em bolsos traseiros ou bolsas abertas, tornando-o um alvo fácil.
  • Evite Conversas Pessoais: Não discuta informações pessoais ao telefone em público, pois pode atrair pessoas mal-intencionadas.
  • Utilize Rastreamento: Ative recursos de rastreamento e bloqueio remoto em caso de perda ou roubo. Isso pode ajudar a localizar e proteger seus dados.
  • Backup Regular: Faça backups frequentes para evitar a perda irreparável de dados em caso de roubo ou dano ao dispositivo.
  • Aplicativos de Segurança: Instale aplicativos de segurança confiáveis que ofereçam recursos antifurto e proteção contra malware.
  • Cuidado com Redes Wi-Fi Públicas: Evite realizar atividades sensíveis em redes Wi-Fi públicas, pois podem ser inseguras e propensas a ataques.
  • Reporte Imediatamente: Caso seu celular seja roubado, reporte o incidente à polícia e sua operadora, informando os detalhes necessários.

Lembrando sempre que o cuidado pessoal e a consciência do ambiente são essenciais para reduzir o risco de roubo de celular.

 E aí? Achou fácil descobrir o IMEI do celular? Já falamos aqui também sobre como desbloquear celular, sugiro a leitura do artigo.

Deixe um comentário com a sua opinião. Caso você conheça alguma outra técnica para verificar essa informação, comente também.

Gostou do Artigo? Receba novidades em primeira mão:
imei do celular
Gostou do artigo? Mande para os amigos:

1 thought on “IMEI do celular: aprenda a descobrir o seu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos selecionados para você: