Robocall: como bloquear essas chamadas, como funcionam e mais!

Veja como se proteger da chamada robocall, que liga e desliga o dia todo em nossos celulares! Veja por que ocorre e como reclamar!


Quem nunca passou pelo problema de receber todo dia, 10..12..15 ligações de um mesmo numero que depois voce descobre ser de uma empresa de telefonia ou de telemarketing. Isso incomoda, estressa, distraia e até atrapalha as pessoas em seus empregos, um verdadeiro abuso por parte das operadoras. Esse problema do abuso de robocall já é antigo, mas agora a anatel tem tentado tomar medidas. Veja como bloquear essas chamadas e como elas funcionam.

O que á uma robocall?

Indo direto ao assunto, uma ligação RoboCall é uma chamada que entrega mensagens pré-gravadas para milhões de pessoas todos os dias por meio de um software de discagem automática. Se você pegar o telefone e ouvir uma mensagem gravada em vez de uma pessoa real falando, você está ouvindo uma chamada de robocall. No Brasil é comum essa chamada fingr um dialogo, do tipo:

-Alo, alo, fala mais alto!

Aí voce fala e a ligação cai.

Algumas chamadas robóticas fornecem informações úteis, por exemplo, para os Lembretes de compromissos ou cancelamentos de voos. No entanto, na maioria das vezes eles estão tentando vender algo e muitos deles são golpes. Aqui no Brasil, algumas operadoras ficam disparando essas chamadas para ver qual o horario que é mais facil ligarem e voce atender, com o intuito de depois um atandente real te ligar oferecendo produtos.

robocall

Como bloquear robocall?

Existem algumas ações que podem ser tomadas:

Procon – adicionar seu número no Não Me Ligue, do Procon. O site permite que você verifique se já registrou seu número de telefone, registre-o, caso ainda não tenha feito, e denuncie chamadas indesejadas que recebeu.

Anatel –Anatel oferece o serviço Não Me Perturbe, uma lista nacional para selecionar quais empresas o consumidor não quer receber ligações. Existe ainda a opção de bloqueio regional em diversos estados e municípios.

Aplicativos de bloqueio

Para evitar tal dor de cabeça, você pode recorrer ao próprio sistema do seu celular (seja ele Android ou iOS) ou a aplicativos para bloquear chamadas. Truecaller e Hyia estão entre os mais conhecidos do mercado.

O que diz a Anatel sobre essas chamadas? O que tme sido feito?

De acordo com uma decisão de ontem, o bloqueio de robocalls passa a ser válido para mais de 16 mil operadoras de telecomunicações, fixa ou móvel, e também para os provedores de internet que atuam no Brasil. Antes disso, a Anatel havia listado apenas 26 operadoras na medida cautelar.

De acordo com um levantamento parcial da Anatel, apenas durante os 30 dias anteriores à medida cautelar expedida em junho, foram registradas 4,2 bilhões de ligações indesejadas e de curta duração (que duram até 3 segundos) no Brasil.

Esse volume absurdo de chamadas partiu de somente 376 usuários, segundo os dados. É importante lembrar que esse levantamento ainda não conta com todas as informações que deveria,uma vez que nem todas as operadoras enviaram por completo os dados solicitados.

Toques finais

Bom, espero que tenhamos esclarecido tudo sobre o robocall e como voce pode bloquear esse incomodo.

Por fim ja falamos em outro artigo sobe como anda o 5g no brasil e mais detalhes.

Sugestões e dicas deixe nos comentários

Gostou do artigo? Mande para os amigos:
Avatar of Junior Silveira

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.