É perigoso usar o celular conectado a tomada? Descubra!


A morte de uma jovem que utilizava o celular conectado a tomada, no último fim de semana, na cidade de Riacho Frio (sul do Piauí), levantou o debate sobre os riscos de utilizar o aparelho enquanto ele está em processo de recarga. Mesmo que incomuns, descargas elétricas podem ocorrer e até mesmo levar a morte, sendo que especialistas aconselham que o uso seja com o aparelho desconectado da tomada.

Esses casos de descargas elétricas acontecem pelo processo de conversão de energia que o carregador faz. Quando conectado a tomada, o celular recebe uma carga baixa de energia, sendo que cabe ao carregador fazer a conversão para a baixa tensão. Se o carregador tiver uma falha de isolamento, casos como o da jovem podem ocorrer.

Como os smartphones não são aptos para receberem alta tensão, essa energia acaba sendo transmitida para o usuário. Caso esteja com fones de ouvido, esse usuário receberá uma carga direcionada diretamente para suas orelhas, algo que torna essa tipo de utilização ainda mais perigoso.

celular carregando

Outro fator que pode influenciar, além de problemas relacionados aos carregadores, é o de descargas elétricas ou sobrecargas na rede, algo que pode causar estabilidades na tensão das tomadas e fazer com que os smartphones acabem sendo energizados de forma incorreta.

Cuidados ao carregar o celular

É importante tomar algumas precauções no momento de carregar o celular. Diversos casos de explosões de aparelhos já foram registrados, sendo que o superaquecimento de aparelhos pode também causar incêndios. Como carregar o celular antes de dormir é um hábito comum, especialistas recomendam que o aparelho fique a uma distância segura.

Qualquer aparelho conectado na tomada deve ser checado com cuidado pelos usuários. Notebooks também já registraram problemas de explosões e incêndios, portanto a atenção deve ser muito séria nestes momentos.

Energia e água: combinação fatal

Casos fatais já foram registrados de usuários que, molhados ou em banheiras, sofreram descargas elétricas. Como a água é um dos melhores condutores de energia elétrica, especialistas alertam para o cuidado ao utilizar aparelhos conectados a energia elétrica.

Festas em casas com piscina também exigem cuidado, tanto com smartphones e notebooks, quanto com outros aparelhos eletrônicos, como microfones.

Uma boa recomendação, para evitar problemas relacionados a aparelhos, é pesquisar o histórico do modelo e da empresa fabricante. Celulares falsificados e principalmente os carregadores sem o padrão de qualidade exigido pela legislação brasileira, oferecem um risco ainda mais elevado para os usuários. Caso precise substituir seu carregador, opte por opções originais e compatíveis.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

Nome *
Email *
Site