Robô do TSE no WhatsApp revela fake news, conheça!

Plataforma anti fake news vem sendo usada desde 2020; Conheça o Robô do TSE no WhatsApp para descobrir fake news. Mande no grupo da familia


Infelizmente, com as próximas eleições, o número de fake news circulando em nosso meio está aumentando significativamente. Isso acaba afetando o resultado das eleições de forma errada e abusiva. Quando pensamos em responder a esse problema, foi criado o robô do Ste no whatsapp, que detecta notícias mentirosas para evitar golpes. Confira abaixo do que se trata, mas primeiro entenda o conceito de fake news.

O que são as fake news?

Conhecidas por sua tradução, as fake news ou noticias falsas, são aquelas noticias ou mensagens que as pessoas passam pelo WhatsApp e redes sociais com informaçoes falsas, mas que refletem algo que determinado grupo acredita (por exemplo que os políticos roubaram x ou y milhões, etc.). Elas são passadas como verdade sem que ninguém negue. Os casos mais comuns dizem respeito à política e por isso o TSE foi obrigado a se manifestar para manter a adequação do processo eleitoral no Brasil. Entenda melhor abaixo.

Robô do TSE no WhatsApp – do que se trata?

Robô do TSE no WhatsApp

Criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a empresa meta dona do WhatsApp, o chatbot “Tira dúvidas no WhatsApp”, disponível no aplicativo mensageiro para celulares Android e iPhone (iOS). O serviço, desenvolvido com o intuito de combater a desinformação durante o período das eleições de 2020, é um robô automatizado capaz de checar e dar instruções sobre como identificar fake news. Além disso, também é possível confirmar a data das eleições, horário e local de votação aos eleitores.

Como ele funciona?

Para conversar com o assistente virtual, acesse a câmera do seu celular e aponte para o código QR na imagem abaixo, ou adicione o telefone +55 61 9637-1078 à sua lista de contatos do WhatsApp. Isso também pode ser feito por meio do link: wa.me/556196371078. Feito isso, é só mandar uma mensagem para o assistente virtual e começar o diálogo.

Robô do TSE no WhatsApp

Além disso, uma coisa interessante é que caso um eleitor pesquise por um termo que ainda não tenha sido verificado, ele será encaminhado às agências citadas e poderá se cadastrar para ser avisado quando a checagem estiver pronta. O objetivo do bot é oferecer aos cidadãos um meio de pesquisa simples e confiável de ficar atento às informações nesse período.

Considerações finais

Bem pessoal, esperamos que tenham curtido saber sobre o Robô do TSE no WhatsApp e como ele funciona.

Por fim ja falamos em outro artigo sobre o spinpay que diz pagar dinheiro.

Sugestões de outros artigos usem os comentarios

Gostou do artigo? Mande para os amigos:
Avatar of Junior Silveira

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.